Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Atividades para fazer em casa que ajudam no processo de alfabetização

alfabetização

Um dos momentos mais importantes e marcantes da vida escolar é o processo de alfabetização. Nesta fase, as crianças “mergulham” em um universo repleto de descobertas. Reconhecer as letras, juntar as sílabas, treinar a caligrafia e, finalmente, ler e escrever são etapas desse processo que geralmente começa na Educação Infantil e se potencializa no início do Ensino Fundamental 1.

É importante que a alfabetização transcorra bem, garantindo que o aluno tenha acesso a um aprendizado significativo, que o acompanhará durante toda a sua trajetória. Por isso, é fundamental que os pais acompanhem e participem ativamente desse processo.

Se o seu filho está em fase de alfabetização e você quer ajudá-lo a estudar, veja na sequência deste artigo dicas de atividades para fazer em casa e fortalecer o aprendizado das crianças.

Reconhecendo as letras

Quando a alfabetização está bem no início, uma das principais dificuldades encontradas pelas crianças é o reconhecimento das letras. Nesta etapa, é comum os pequenos confundirem o nome das letras e não reconhecê-las pelo formato. Para ajudá-los nesse processo, os pais podem criar atividades que estimulam o contato dos filhos com o alfabeto.

Uma dica é produzir todas as letras do alfabeto em EVA ou comprá-las prontas. Depois, colocá-las em um potinho ou garrafa pet. Em seguida, chame o filho para participar de atividades lúdicas utilizando esses materiais.

Há muitas possibilidades de trabalhar com as letras e ajudar o filho a internalizá-las, por exemplo, montar com a criança o alfabeto de A a Z, soletrar o nome do filho e dos familiares e dar exemplo de palavras que começam com cada uma dessas letras.

Formando sílabas

Outra passo muito importante do processo de alfabetização é a formação das sílabas. Para aprimorar o aprendizado das crianças, os pais também podem realizar algumas atividades complementares em casa, que além de educativas acabam divertindo os pequenos.

Com pratinhos de plástico, aqueles utilizados em festas de aniversário, os pais podem desenhar sílabas, espalhá-las e montar junto com o filho algumas palavras. Vale destacar que os adultos devem permitir que a criança treine bastante nessas atividades, por isso, o erro é uma etapa comum e importante. Estimular o raciocínio e dar autonomia para o pequeno é fundamental para que ele conquiste um aprendizado significativo.

Caça-palavras

Quando as crianças avançam no processo de alfabetização e já reconhecem algumas palavras, uma atividade bem divertida e que estimula o raciocínio é o caça-palavras. Para engajar os pequenos, a família pode montar a atividade utilizando tampinhas de garrafa pet que receberão algumas sílabas. Depois, no chão ou em um quadro, os adultos podem montar o jogo e separar algumas dicas que irão ajudar a criança a identificar as palavras, que podem ser marcadas utilizando elásticos, por exemplo.

Apesar de simples, essas atividades complementares são essenciais para estimular o aprendizado dos alunos, contribuindo ativamente para o processo de alfabetização. Se você gostou das dicas e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação dos filhos, veja também em nosso blog o post que mostra como os jogos simbólicos ajudam na formação social das crianças.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This