Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Aprendizados e reflexões que os jovens podem tirar em tempos de pandemia

reflexao

Desde março, milhares de brasileiros entraram em quarentena devido a pandemia do novo coronavírus. Crianças e jovens tiveram que adotar o ensino remoto e muitos pais passaram a trabalhar no formato home office. Todas as mudanças geradas pelo distanciamento social vêm mexendo com nossos hábitos, comportamentos e, claro, com o psicológico.

Para os adolescentes, que por natureza gostam de interagir com os amigos e se divertir em passeios e festas, ficar meses em casa pode não ser algo tão fácil. Para evitar que o tédio e a ansiedade tomem conta nessa fase, é importante que os jovens entendam que esse período difícil vai passar e é importante aprender e refletir com as mudanças que a Covid-19 trouxe para a vida de todos.

Se você tem filhos nessa faixa etária, te convidamos a conferir na sequência deste artigo algumas lições que os adolescentes podem tirar em tempos de pandemia e dicas de como a família pode incentivar essas reflexões. Confira!

Vai passar!

Uma das frases mais ditas nos últimos meses é: vai passar! Como tudo na vida, a pandemia também passará e acreditar nisso é uma das formas mais eficazes de manter o pensamento positivo em tempos tão difíceis. Para os jovens, entender que essa crise terá um fim nem sempre é algo simples, afinal para muitos deles essa é a primeira vez que algo tão impactante acontece em suas vidas.

Por isso, é importante que os pais conversem sobre o assunto com os jovens e tragam para esses bate-papos exemplos de situações que tiveram começo, meio e fim. O intuito é mostrar ao filho que mesmo em casos extremos, como a pandemia de Covid-19, é preciso confiar que tudo dará certo, que sempre há algum ensinamento a se tirar e que a crise pode ser uma oportunidade de rever coisas que eram “consumidas” pela rotina agitada.

A importância de ser solidário

Momentos de crise colocam em evidência a importância de ser solidário. Ter empatia com o próximo e ajudá-lo em suas dores vem sendo um grande ensinamento que a pandemia tem trazido e que deve ser um ponto de reflexão para os jovens.

Além de ajudar os mais necessitados com alimentos e produtos de higiene fundamentais para o combate a Covid-19, a solidariedade e o respeito também estão presentes em ações individuais. O fato de respeitar a quarentena e sair somente em casos essenciais, por exemplo, é uma maneira de cuidar de você e do próximo.

O poder da rotina equilibrada

Com dias e mais dias em casa, é comum que o jovem perca o interesse por atividades que antes ele gostava bastante, por exemplo, jogar videogame ou ficar na internet. Isso acontece devido ao maior tempo dedicado a essas atividades na quarentena, situação que acaba gerando tédio e estresse em muitos casos.

Mas, uma das reflexões que os pais podem ter com os filhos em tempos de pandemia é sobre o equilíbrio emocional. Para ter uma rotina saudável e feliz durante essa fase de isolamento social, é fundamental controlar as emoções e organizar o dia a dia de maneira prazerosa, sem exageros que possam despertar sentimentos negativos.

Uma rotina em que o jovem passa o dia inteiro em frente ao computador ou smartphone certamente não é saudável. O adolescente se sentirá improdutivo e desmotivado, pois os seus dias não trazem nada de novo. Apesar das limitações, a quarentena não deve ser algo maçante. Incentive o seu filho a criar uma rotina equilibrada, com atividades físicas em casa, tempo para o estudo, busca por novos aprendizados e interação online com os amigos e familiares.

Esse é um aprendizado que o jovem levará para a vida, pois mesmo após a pandemia ele perceberá que o equilíbrio é algo essencial para uma rotina mais saudável, cuidando do corpo e da mente

No artigo de hoje, apresentamos alguns aprendizados e reflexões que os jovens podem tirar dessa pandemia. Para continuar por dentro de dicas relacionadas à educação, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This