Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Ano letivo 2021: o que esperar da volta às aulas presenciais?

aulas presenciais

O ano letivo de 2021 está prestes a começar e ainda é marcado por uma série de dúvidas devido à pandemia do novo coronavírus. Em 2020, a partir do mês de março, os alunos passaram a ter aulas no formato remoto para seguir todas as medidas de contenção do vírus.

Certamente, foi um ano letivo bem diferente, repleto de desafios para os alunos, educadores e pais. Apesar da chegada da vacina contra a covid-19 estar cada dia mais próxima, ainda há muitas incertezas, principalmente em relação ao retorno ao espaço físico da escola.

Na sequência deste artigo, vamos abordar alguns pontos que antecipam um pouco do que será esse retorno em 2021 e quais os novos desafios que a comunidade escolar terá que lidar principalmente nesse primeiro semestre. Confira!

Retorno gradual

A volta ao espaço físico da escola está prevista para acontecer em fevereiro e de forma gradual, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A expectativa é que esse retorno aconteça independentemente da fase em que a pandemia estiver.

As instituições de ensino precisarão se organizar internamente para que esse retorno gradual aconteça de forma segura e estruturada, garantindo que os estudantes não tenham nenhum tipo de prejuízo no processo de ensino-aprendizagem.

Medidas de segurança

Como já acontece em outros locais onde há convivência entre o público, as escolas terão que seguir todas as medidas de segurança para o retorno dos alunos. O uso de máscara será obrigatório para todos.

As salas de aula receberão, neste início, um número inferior de alunos para garantir o distanciamento social. A proposta do Estado para que todos os alunos participem da volta ao espaço físico da escola é criar um sistema de rodízio, no qual o ensino híbrido será a principal estratégia até que o retorno seja restabelecido 100%.

A utilização de álcool em gel 70% será frequente e a escola terá que disponibilizar o produto para os colaboradores e alunos, garantindo a higienização correta das mãos. A limpeza dos ambientes também deverá ser mais frequente e utilizar os produtos que são comprovadamente eficazes contra a covid-19.

Readaptação dos alunos ao espaço físico da escola

Depois de 9 meses no ensino remoto, o retorno dos estudantes à sala de aula certamente irá requerer uma atenção especial dos educadores. Para os mais novos, essa volta pode ser um pouco mais complexa, afinal eles já estão acostumados com a rotina em casa e com a família.

Por mais que a saudade dos professores e colegas seja grande, um plano de readaptação ao colégio é interessante. Aliás, a volta às aulas 2021 será novidade para toda a comunidade escolar, pois há muitas mudanças envolvidas e quanto mais preparados todos estiverem, melhor será a adaptação a esse “novo normal”.

Apresentamos no artigo de hoje algumas informações sobre o que esperar da volta às aulas no espaço físico da escola. Se você tem interesse em continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, confira em nosso blog o post que aborda o perfil dos alunos no pós-pandemia.

Pin It on Pinterest

Share This