Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

3 dicas de como monitorar as crianças na internet durante as férias

internet

Com a chegada das tão sonhadas férias, as crianças querem aproveitar o tempo livre para descansar e se divertir. Isso é absolutamente normal, mas a preocupação dos pais é sobre quais recursos que o filho irá usar para se manter entretido durante as férias. Essa preocupação se dá por conta da preferência das crianças pela internet.

Em vez de mesclar o tempo livre entre brincadeiras, passeios e internet, muitas crianças preferem passar as férias em frente ao computador ou com o smartphone nas mãos. Além de ser prejudicial para a saúde, pois os pequenos pouco se movimentam, o uso excessivo da internet pode trazer outros problemas, como exclusão social e ansiedade. Sem falar que o acesso a conteúdos impróprios para a faixa etária dos filhos é outro ponto de alerta para os pais.

Se essa é uma preocupação da sua família nestas férias, não deixe de conferir o artigo a seguir até o fim, pois reunimos 3 dicas de como monitorar as crianças na internet durante as férias escolares. Confira!

1. Crie combinados com a criança

A melhor forma de monitorar o uso da internet durante as férias é estabelecendo com os filhos combinados. Neles, os pais devem apresentar horários durante o dia para que a criança possa utilizar a internet, por exemplo, das 10h às 11h e depois das 16h às 17h. Ficar no celular durante os passeios em família ou nas refeições são situações que podem reduzir o acesso a internet nos horários pré-estabelecidos no combinado.

Assim, a própria criança irá se policiar para não usar a internet fora dos horários, pois isso irá acarretar em “punições”. Com o acesso reduzido, as crianças terão menos tempo vago para ficarem navegando em conteúdos impróprios para a sua idade.

2. Conheça os aplicativos utilizados pelo seu filho

Com o sucesso das redes sociais, como Instagram, Facebook e Snapchat, é bastante comum que as crianças queiram participar cada vez mais cedo desse universo. Mas, é preciso que os pais fiquem atentos. Antes de permitir a entrada nessas redes, é fundamental que a família conheça as funcionalidades de cada uma delas.

O Facebook é bastante utilizado pelos pais, mas o Snapchat, por exemplo, tem um público predominantemente jovem. Por isso, vale pesquisar sobre esses aplicativos para saber monitorar seus filhos durante as férias e após esse período também. Depois da criança criar o seu perfil, é importante conhecer os amigos que ela segue e também o seu comportamento na rede. Esse acompanhamento é essencial para que a criança utilize esses recursos de maneira saudável e segura.

3. Hora de dormir é para dormir!

Uma hábito comum das crianças, principalmente nas férias, é deixar o smartphone no criado mudo e, sempre que o aparelho toca, o filho dá uma checada nas mensagens. Esse comportamento pode prejudicar o sono do jovem, que passará a dormir muito mais tarde durante as férias. Sem falar que as noites mal dormidas nessa fase acabam prejudicando o desenvolvimento da criança.

A dica é os pais pegarem o smartphone da criança no momento em que ela vai se deitar, evitando que a distração prejudique o sono. Além disso, durante a noite, a criança não terá o monitoramento dos pais e isso poderá levá-la a acessar conteúdos não recomendados.

Hoje, apresentamos 3 dicas de como monitorar as crianças na internet durante as férias. É importante ressaltar que essas medidas não são invasão de privacidade, mas sim cuidados que os pais precisam ter com os filhos pequenos, já que a internet oferece conteúdos diversos e que nem sempre são apropriados para as crianças.

Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o tema e veja também em nosso blog o post que mostra como as redes sociais e a escola podem ser aliadas no processo de educação dos estudantes.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This