As viagens de estudo têm uma estratégia de ensino-aprendizagem essencialmente interdisciplinar, que aborda os conteúdos regulares sob múltiplas abordagens, expandindo o conteúdo curricular e a experimentação. Os principais objetivos das viagens de estudos são promover a integração, o aprender de forma diferenciada e, principalmente, possibilitar novos conhecimentos.
A escolha em privilegiar essa metodologia para a estruturação de parte do currículo escolar se deve às inúmeras formas de investigação e de produção de conhecimento por ela oportunizadas, em especial, no que diz respeito à interação de múltiplos olhares e estratégias de pesquisa que possibilitam a análise e interpretação das complexas realidades estudadas a partir de eixos temáticos específicos escolhidos pelos educadores.
Acreditamos que a essência do ser humano se constitui a partir dos conhecimentos adquiridos e a troca de experiências vividas. Portanto, é papel da escola promover aos estudantes o maior número de experiências significativas possíveis.