Proposta,
Tradição e
Equilíbrio

Proposta Pedagógica

Com proposta pedagógica sociointeracionista alinhada à BNCC e às tendências pedagógicas atuais, nosso principal objetivo é a formação que integra os saberes curriculares aos valores essenciais, como a responsabilidade, a ética, e o respeito à natureza para a busca de um cidadão comprometido, ativo e altamente engajado em sua condução autônoma, com princípios de formações coletivas saudáveis e humanitárias.

No Marupiara, os estudantes desenvolvem suas potencialidades não somente para a integração a um mundo de rápidas mudanças, mas sim como agentes de aperfeiçoamento e transformação. Com valores intrínsecos às ações escolares, nossa proposta pedagógica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, valoriza a aprendizagem ativa, criativa e com espírito investigativo, que faz com que os educandos sejam atuantes e manifestem suas ações e saberes com a capacidades que valorizam a pesquisa, a busca e a utilização da informação nos mais diferentes contextos socioculturais. 

Tradição e Inovação

Há mais de 21 anos, o ensino do Colégio Marupiara pauta-se nos campos dos saberes, em especial, saber aprender, saber fazer, o saber ser e saber conviver. Com proposta sociointeracionista, nossos estudantes são formados a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular com ampliação em habilidades essenciais ao convívio humano. 

A base científica e de estudo contínuo se aplica não só aos estudantes, mas também aos nossos colaboradores, que a partir de princípios de escuta e diálogo, ampliam o repertório em sala de aula com a visão que amplifica as informações essenciais ao longo de sua jornada como estudante ativo, pesquisador e crítico. 

Entendemos que o estudante não só deve saber responder a perguntas, como e principalmente, saber formulá-las e fazê-las nos mais diversos contextos socioculturais, para além dos muros da escola.

Equilíbrio

Acreditamos que nossos estudantes devam usufruir de um processo de ensino-aprendizagem completo, perspectivando o currículo escolar nas dimensões conceitual, técnica, ética e emocional. Por isso, o Colégio Marupiara possui um conjunto de diretrizes que não privilegia apenas a transmissão de conteúdos regulares.

Nossas atividades pedagógicas e educacionais seguem diretrizes que visam o desenvolvimento de conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal. 

Não basta para nós simplesmente que nossos estudantes saibam os assuntos, mas que também saibam fazer e problematizar coletivamente, construindo uma postura crítica e ética. Assim, são estimulados a construir e partilhar saberes fortalecendo os conteúdos: atemporal (conjunto de temas e assuntos que são considerados fundamentais e estruturantes independente do ano escolar) e temporal (conjunto de temas e assuntos que estão sendo desenvolvidos regularmente). 

Nossos professores e professoras pautam suas ações pedagógicas a partir de conhecimentos já desenvolvidos, para iniciar um novo assunto, pois o Colégio Marupiara considera necessário verificar quais são os conhecimentos prévios dos estudantes, sejam estes no senso comum, ou que foram desenvolvidos anteriormente. Assim, assuntos e temáticas atuais que estão ocorrendo na sociedade são utilizados pelo nosso corpo docente como estratégias de ensino-aprendizagem, proporcionando a reflexão e o engajamento dos alunos na sociedade em que vivem, de maneira a estruturar o que já se sabe e explorar novos saberes.

Pin It on Pinterest

Share This