O Dia das Crianças está chegando e, neste ano, tudo está sendo diferente. Com diversas atividades externas ainda com horários reduzidos para evitar aglomerações devido a pandemia do novo coronavírus, muitas famílias vão celebrar a data em casa, seguindo as recomendações de distanciamento social.
Mas, isso não quer dizer que o Dia das Crianças não pode ser especial. Se a sua família vai passar esse feriado em casa, confira na sequência deste artigo dicas de atividades e brincadeiras para fazer com os pequenos, garantindo muita diversão e momentos inesquecíveis.
Jogo da imaginação
Com mais tempo livre em casa durante o Dia das Crianças, é interessante as famílias trazerem para os filhos brincadeiras que não fazem parte da rotina dos pequenos. Sair do tradicional é importante e ajudará a criança a entender que se trata de uma comemoração especial.
O jogo da imaginação é uma ótima atividade para esses momentos. Isso porque ele pode ser realizado de diferentes formas, dependendo dos recursos e do foco da brincadeira. No geral, basta reunir alguns materiais, como caixa de papelão, tintas, lápis coloridos, papel, cola, entre outros. Depois, a criança vai ter que produzir algo sem dizer aos pais o que é. A intenção é que o pequeno utilize a sua criatividade para construir um objeto com suas próprias mãos.
Após concluir a produção, os pais precisam adivinhar o que a criança produziu. O pequeno pode dar algumas dicas para que o jogo fique ainda mais divertido. Também é interessante inverter os papéis, colocando os pais para construírem algo e os filhos terão que adivinhar.
Tarde da nostalgia para celebrar o Dia das Crianças
Smartphones e tablets são recursos que fazem parte da infância de muitas crianças. Mas, imagina que legal escolher o Dia das Crianças para apresentar aos filhos os brinquedos que garantiram a sua diversão décadas atrás?
Preparar a tarde da nostalgia certamente será algo especial e inesquecível para toda a família. Para isso, é preciso resgatar alguns brinquedos marcantes da sua época, como bolinhas de gude, jogo de varetas, banco imobiliário, entre outros. Reúna as crianças, apresente os brinquedos e mostre como é divertido explorar coisas diferentes.
Para tornar a tarde ainda mais marcante, prepare um lanche que fez parte da sua infância e que os pequenos não conhecem. A conexão entre a família nesse tipo de atividade é intensa, sendo uma ótima forma de ficar mais próximo dos filhos e se divertir com eles.