O Colégio Marupiara, em sintonia com os avanços nos campos da comunicação internacional, da educação transnacional e dos Direitos Humanos, apresenta à sua comunidade essa língua internacional que cada vez mais é usada por pessoas de todos os continentes como instrumento para intercâmbios em diversas áreas do conhecimento humano.
Enquanto instrumento linguístico e cultural, o Esperanto se ampara em três pilares básicos: a facilidade, a neutralidade e a justiça.
Facilidade: pois tem apenas 16 regras gramaticais, é regular e é falado exatamente como se escreve. É, portanto, aprendido por falantes de português em seis meses, ou seja, em um tempo significativamente menor que o dispendido para o aprendizado de quaisquer línguas nacionais.
Neutralidade: pois não é um idioma ligado a qualquer nação em específico, servindo de ponte igualitária de comunicação para todos os povos, sem privilégios de alguns falantes sobre outros.
Justiça: embora criado por um homem, é mantido e aperfeiçoado constantemente por pessoas do mundo todo, que o usam efetivamente. Todos podem ter acesso a este idioma e utilizá-lo plenamente, de forma mais rápida e eficiente do que qualquer língua nacional.