TCHOUKBALL

Um esporte para a construção de uma sociedade humana digna

Curso de Tchoukball

O Tchoukball nasceu dos pensamentos do Dr. Hermann Brandt durante os anos 1960.


No decorrer de seu trabalho, este médico se deparou com um grande número de atletas que se lesionavam durante a prática esportiva. Ele percebeu, entre outras coisas, que esses traumas se deviam aos movimentos que não eram adaptados à fisiologia humana ou às várias formas de agressividade encontradas em certos esportes. Esta realidade diária aumentou suas preocupações a respeito do valor educativo dos esportes modernos.


Portanto, temendo os abusos dos esportes, o Dr. Brandt decidiu criar, por meio do Tchoukball, um esporte que permitisse que o indivíduo adquirisse e mantivesse um duradouro equilíbrio físico, mental e social.


Destacando-se por sua abordagem puramente educativa, o Tchoukball procura tornar possível o sonho do Dr. Brandt, ou seja, que o esporte deva “contribuir para a construção de uma sociedade humana digna”.

Conheça o professor:

Professor Luciano

É especialista em Educação Física Escolar, vice- presidente do Tekokatu Tribo Tchoukball, Secretário da Associação Brasileira de Tchoukball, Árbitro internacional de Tchoukball e Professor/Técnico do Colégio Marupiara. Também é jogador e técnico da Seleção Brasileira de Tchoukball.

Mais sobre o Tchoukball:

Público-alvo: A partir dos 8 anos de idade

Tchoukball, um esporte que permite ao indivíduo melhorar o nível físico assim como os níveis psicológicos e sociais.


As regras do Tchoukball contam com resultados de estudos da fisiologia, da psicologia e da sociologia para obter um jogo definitivamente construtivo. Portanto, como todo ato de perturbação ou obstrução de jogo é proibido, o jogador de Tchoukball – no ataque ou defesa – pode desenvolver quase todos os movimentos possíveis sem temer ser impedido intencionalmente ou involuntariamente pelo adversário. Além disso, apenas o sucesso de combinações táticas e movimentos técnicos permite vencer o jogo. Comportamentos anti-desportivos são proibidos.


Contudo, o Tchoukball possui características que o faz ideal para todos os níveis de disciplina (esporte competitivo, esporte para todos e esporte educacional).

Pin It on Pinterest

Share This