A popularidade da internet potencializou a liberdade de expressão em todo o mundo. Hoje, com apenas alguns cliques é possível compartilhar com milhares de pessoas o seu status, fotos, vídeos e notícias. Esse é um avanço importante para a sociedade, pois todos têm a chance real de tornar público os seus pensamentos e opiniões. No entanto, essa liberdade vem sendo usada para o bem e para o mal.
Há algum tempo, o termo fake news (notícia falsa em português) ganhou destaque na mídia e se tornou conhecido por boa parte da população. No ano de 2016, o termo teve um crescimento de 365% nas pesquisas realizadas nos buscadores da internet. A disseminação de conteúdos virais e mentiras se fortaleceu com as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas e vem sendo um tema de debate nas escolas e também entre as famílias.
As fake news abordam informações falsas com bastante sensacionalismo, trazendo de forma enganosa temas que são importantes para a sociedade, geralmente ligados à saúde, política e segurança. Por causar desespero e revolta nas pessoas, essas fake news são facilmente compartilhadas e acabam tendo um alcance inimaginável.
O desafio dos educadores e pais é o de ensinar os jovens a identificarem as fake news no ambiente online, mantendo um olhar crítico sobre todos os fatos apresentados. A seguir, reunimos algumas dicas de como abordar esse tema com os estudantes, garantindo que eles não acreditem e nem disseminem esse tipo de conteúdo.
O primeiro passo para ensinar os estudantes a identificarem as fake news é mostrando para eles os impactos que as notícias falsas podem trazer para a vida das pessoas. Morte de famosos, boatos sobre política e promoções enganosas são apenas alguns dos exemplos de fake news que circulam diariamente pela internet.
Por abranger pessoas, partidos ou empresas, essas notícias podem colocar em risco a segurança dos envolvidos. Dependendo do tema, é comum as pessoas ficarem revoltadas e começarem um motim contra o personagem central. Por isso, as fake news são perigosas e tem um poder destrutivo na sociedade, que tanto lutou para conquistar a liberdade de expressão. Explicar isso de forma clara e didática para os jovens é importante para conscientizá-los, evitando que eles façam parte dessas correntes negativas.
Tanto os jovens quanto os adultos precisam ficar atentos para não cair na armadilha das notícias falsas. Há algumas dicas que os pais e educadores podem compartilhar com os estudantes, pois elas ajudam a potencializar o olhar crítico sobre os fatos.
Com uma boa orientação e aplicando as dicas apresentadas acima, os estudantes estarão prontos para identificar as fake news, contribuindo para o enfraquecimento dessa prática enganosa.
Para continuar participando ativamente da formação do seu filho, recomendamos que você leia em nosso blog o post que traz dicas de como orientar o futuro profissional do seu filho.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017