#VemProMaru!

Sensibilidade e
Sabedoria para
ir mais longe

Tire suas dúvidas pelo whatsapp

#VemProMaru!

Sensibilidade e
Sabedoria para
ir mais longe

Tire suas dúvidas pelo whatsapp

Tradição e Inovação

Há mais de 20 anos o desenvolvimento socioemocional e o ensino por projetos estão no dia a dia da educação que praticamos.

Equilíbrio

Conhecimento, sensibilidade e colaboração andam juntos para formar pessoas felizes, éticas, empáticas e capazes de buscar o próprio sucesso.

Equipe Pedagógica

Equipe pedagógica com experiência, qualificação e tradição em educação.

Estrutura

Com mais de 4.500 m², nossos alunos contam com uma estrutura inigualável que oferece suporte e segurança para seu crescimento.

Aqui os alunos tem voz!

>
Conheça os projetos e eventos do Marupiara

> Projeto de Leitura e Escrita

> Projeto Escolha Certa

> Pré-iniciação Científica

> Viagens de Estudo

> Bunkasai

>
Conheça os projetos e eventos do Marupiara

> Projeto de Leitura e Escrita

> Projeto Escolha Certa

> Pré-iniciação Científica

> Viagens de Estudo

> Bunkasai

Autoconhecimento,
visão coletiva e sustentável, construção com a família.

O Colégio Marupiara considera a formação cidadã numa perspectiva humanista. Para além da preparação de uma formação profissional, nossos estudantes têm a oportunidade de desenvolver as potencialidades na perspectiva social e individual. Valorizamos a infância, primeira e principal etapa da vida formadora da personalidade. O Marupiara é um colégio da Educação Infantil ao Ensino Médio, o que nos permite trabalhar de forma contínua a promoção de valores humanos como: espírito de grupo, cooperação, participação, solidariedade, igualdade, disciplina, esforço e respeito.

Agende uma visita

lorem

F.A.Q

Qual é a proposta pedagógica do Marupiara?

O Colégio Marupiara pautará o currículo em uma proposta de ação educativa constituída pela seleção de conhecimentos construídos pela sociedade, expressando-se por práticas escolares que se desdobram em torno de conhecimentos relevantes, pertinentes e atuais, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de suas identidades e condições cognitivas e socioemocionais. Valoriza a aprendizagem ativa, contemplando os princípios humanistas e construtivistas e criando condições para que o educando seja autor e ator no processo de aprendizagem. O currículo deverá considerar as situações sociais vigentes, adequando as práticas pedagógicas-educacionais para bom desenvolvimento dos estudantes.

O Marupiara é uma escola bilíngue?

O Marupiara não é uma escola bilíngue, contudo cada estudante tem a oportunidade de aprender as línguas inglesa, espanhola e japonesa através de uma abordagem sociocultural abrangente e desafiadora, permitindo, àqueles que desejarem, a possibilidade da obtenção dos tão almejados certificados de Cambridge para a Língua Inglesa, e DELE para a Língua Espanhola.

Como é a Educação Infantil no Marupiara?

O curso da Educação Infantil tem como princípio norteador do trabalho pedagógico a aprendizagem ativa e significativa, cujo objetivo principal é promover nas crianças o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.

Acreditamos que a brincadeira é, para a criança, a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com as pessoas; de compartilhar ideias, regras, objetos e brinquedos, de solucionar os conflitos que surgem, e de experimentar papéis. A partir de atividades lúdicas, oportunizamos às crianças momentos ricos de aprendizado, tornando o processo de construção do conhecimento muito mais assertivo e divertido.

A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança, e maior facilidade de organização espaço-temporal. A nossa rotina diária possui uma variedade de momentos que proporcionam à criança diferentes formas de aprender, a partir da interação com o outro, com o meio e com o objeto de estudo. Também faz parte de nossa rotina, o desenvolvimento das linguagens: Artes Visuais, Corpo e Movimento, Roda de História, Musicalização, Língua Inglesa e Japonesa.

O processo social da alfabetização na Educação Infantil acontece por meio da literatura infantil que além de contribuir significativamente no processo de ensino-aprendizagem acrescenta elementos necessários para a criança compreender o mundo da fantasia e sua realidade cultural e social. Desenvolvemos trimestralmente Projetos de Leitura de Escrita, e é por meio destes que a criança constrói seus sistemas interpretativos, ou seja, pensa em diferentes hipóteses para construir seus conhecimentos.

Como ocorre a transição entre Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais?

Mantemos o 1º ano do Ensino Fundamental no espaço da Educação Infantil considerando a importância da faixa etária para este momento de transição. Entendemos que o parque ainda é essencial na rotina dos estudantes do 1º ano, pois o corpo é elemento fundamental para o desenvolvimento e construção do conhecimento formal. A partir do 2º ano, os estudantes iniciam uma rotina mais sistematizada, embora, com as adaptações necessárias para que esta inserção no mundo acadêmico mais formal seja significativa e prazerosa. O parque simbolicamente se transpõe a outros ambientes da escola, promovendo a ampliação da sala de aula como ambiente de estudo. No colégio Marupiara a quadra, o refeitório, a biblioteca, o laboratório, o pátio escolar são espaços de aprendizagens. . Ainda no 2º ano temos duas professoras por sala, pois entendemos que é neste ano que o processo de alfabetização se consolida e o quanto é importante o apoio pedagógico para a aquisição desta habilidade, bem como o amparo socioemocional. No 2º ano os estudantes utilizam apenas dois livros didáticos: Língua Portuguesa e Matemática, sendo esta inserção ampliada a partir do 3º ano para todos os demais componentes. Desta forma, a adaptação do estudante se faz de forma respeitosa, mas com propriedade diante da fase de desenvolvimento de forma eficaz que considera a criança em sua totalidade.

Como desenvolvemos uma educação inclusiva no Marupiara?

Entendemos, assim como disposto na BNCC, que a ‘inclusão é um processo em constante construção, de todos para todos’. Desta forma, a educação inclusiva em nosso colégio é um processo que considera todos os estudantes e suas características, necessidades e particularidades em seu ambiente regular de ensino, ou seja, entendemos que é na sala de aula que as práticas pedagógicas devem ser desenvolvidas a partir de nossa concepção de ensino através do sociointeracionismo. É no campo das relações humanas que promovemos o equilíbrio e ampliamos a possibilidade de intervenção para que os estudantes desenvolvam a autonomia e a construção do conhecimento curricular. Em ambiente escolar, temos a sala de recursos multifuncionais juntamente ao apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes público-alvo da Educação Especial, considerando que este apoio está em constante consonância com a equipe pedagógica para o desenvolvimento dos objetivos a serem alcançadas com estratégias didáticas e de mediação pedagógica adequadas para apoiar a inclusão desses alunos no cotidiano pedagógico e social da escola. No colégio Marupiara entendemos que a tríade escola, família e equipe terapêutica multidisciplinar, cada um em sua função pré-estabelecida e de práticas de atuação profissional e social, são essenciais ao pleno desenvolvimento do estudante.

No Marupiara tem prova? Como é a avaliação?

No colégio Marupiara temos avaliações periódicas e contínuas. Desde a inauguração do colégio, optamos por chamar o instrumento do tipo “prova” de ficha, pois entendemos que é somente mais um instrumento a ser considerado na avaliação trimestral do estudante.
No Infantil a avaliação é realizada através da observação diária a partir dos aspectos de cada faixa etária. A partir do Ensino Fundamental, nossa avaliação considera elementos tradicionais como provas, seminários, apresentações em grupos, dentre outros elementos que tornam nossos estudantes aptos aos desafios do mundo externo.
No Colégio, todas as experiências proporcionadas poderão gerar um instrumento de avaliação. Cada momento da avaliação, independente do instrumento utilizado, é sempre um momento de aprendizagem muito importante.

O Marupiara prepara seus estudantes para o vestibular?

Sim, pois o Colégio Marupiara entende que o desafio do vestibular vai além do simples decorar fórmulas e tabelas. É um direito do aluno estar preparado para adentrar e permanecer na faculdade que deseja cursar. Por isto, a carga horária de aulas e os conteúdos apresentados e discutidos no Ensino Médio não se assemelham aos dos cursinhos que proporcionam simples informações, simulados e provas. Muito além disso, buscam proporcionar aulas e encontros que permitam que os estudantes se conheçam e se percebam como parte transformadora e mantenedora da sociedade, inclusive com a visita a diferentes espaços culturais e formadores de conhecimento.

O Marupiara possui cursos extracurriculares?

O Colégio está sempre preocupado com a formação integral dos estudantes e de seus familiares. Por isto, sempre procura propiciar cursos extracurriculares para ampliar a formação e a socialização de cada indivíduo. Destacam-se os cursos voltados à aprendizagem de idiomas, como inglês, espanhol e japonês, bem como os de danças (ballet) e esportes (futsal, volei, tchoukball).
No atual momento de pandemia estes cursos estão temporariamente suspensos, mas previstos para retornarem em 2022.

Como a escola tem trabalhado seus conteúdos neste momento de pandemia? Como e quando retornou com as aulas presenciais?

O Marupiara, assim como as demais instituições de ensino, tem trabalhado seus conteúdos de ensino-aprendizagem em sistema híbrido durante o período de pandemia. Contudo, como a escola preza pelos processos de interação e socialização de seus estudantes, tem proporcionado o rápido retorno destes às aulas presenciais. Desde agosto deste ano, através de um efetivo e incansável trabalho de sua equipe de contingência em saúde, o colégio possibilitou o retorno da totalidade de seus estudantes ao espaço físico da escola de forma gradativa, segura e cuidadosa, respeitando todos os protocolos de biossegurança constantes em seu Plano de Ação contra Covid-19.

Como posso conhecer a escola?

Para conhecer a escola, e ter maiores detalhes sobre nossa proposta pedagógica, basta preencher o formulário desta página que entraremos em contato para agendar a sua visita.

Pin It on Pinterest

Share This