TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba como os influenciadores digitais podem impactar na formação dos jovens

influencia digital

Com a disseminação da internet em todo o mundo e com o acesso facilitado via smartphone, é cada vez mais comum os jovens ficarem horas e horas “mergulhados” no mundo digital.

Por conta disso, muitos adolescentes e até crianças usam o mundo online para compartilhar com outras pessoas suas opiniões, talentos e sonhos. Essa realidade levou ao surgimento de uma nova profissão: os influenciadores digitais, também conhecidos como Youtubers, caso atuem em boa parte do tempo na plataforma de vídeos do Google.

Esses influenciadores são seguidos por milhares de usuários e, como o próprio nome já diz, eles, por meio dos vídeos, influenciam adolescentes e crianças. Para entender um pouco melhor esse cenário, vamos aos números:

De acordo com estudo conduzido pelo Pew Research Center entre março e abril de 2018, o Youtube é a rede social mais utilizada pelos jovens americanos. Cerca de 85% dos adolescentes que participaram da pesquisa disseram usar o site de compartilhamento de vídeos. O Instagram vem em segundo lugar, acompanhado pelo Snapchat.

O Youtube está no smartphone, no notebook e até mesmo na TV dos jovens, trazendo conteúdos diversos que atingem os mais diferentes perfis de crianças e jovens. A questão é que esses influenciadores digitais apresentam um impacto significativo na vida dos filhos, pois eles são tidos como ídolos e exemplo para muitas pessoas.

Se você é pai ou mãe e percebeu que é preciso ficar atento a participação dos influenciadores digitais na formação do seu filho, te convidamos para conhecer um pouco mais sobre o tema na sequência deste artigo.

Conheça os canais acessados pelo seu filho

Para saber quais os impactos que os influenciadores digitais podem trazer para a formação do seu filho, é preciso, primeiro, conhecer quais os canais e que tipo de conteúdo o jovem ou a criança tem acesso.

Com os filhos menores, a dica é sempre supervisionar o acesso das crianças ao Youtube. Inclusive, o próprio Youtube criou uma versão Kids da plataforma, que disponibiliza conteúdos voltados para esse público. Utilizar essa versão do app é importante para que o seu filho não acesse conteúdos impróprios para a sua faixa etária.

Já com os filhos mais velhos, é importante conversar e conhecer os ídolos que eles têm. Visitar os canais que o filho acessa é importante para saber que tipo de informação os influenciadores digitais disseminam. Caso haja algo impróprio, é interessante retomar o diálogo com o jovem e explicar porque determinada ação é ruim e porque ele não deve aplicá-la na sua rotina.

Além dessas análises e da recomendada restrição de uso dos recursos digitais no dia a dia, manter um canal de diálogo aberto e dar ao filho a liberdade para conversar sobre os mais diferentes assuntos é uma forma da família participar mais ativamente da formação dos jovens, deixando os influenciadores como parte da diversão e do entretenimento dos jovens.

Apresente ao jovem os influenciadores com foco educacional

Engana-se quem pensa que no mundo da internet e dos influenciadores digitais não há bons conteúdos. A realidade é bem diferente, pois muitas pessoas utilizam esse espaço para repassar conteúdos relevantes e que contribuem positivamente para a formação dos jovens.

O canal Manual do Mundo, por exemplo, é um grande sucesso entre as crianças e os jovens. Com vídeos sobre ciências em uma linguagem informal e descontraída, o jornalista Iberê Thenório e a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro conseguem unir de forma interessante entretenimento e educação.

A dica é que os pais entrem nesse mundo digital para que possam apresentar para os filhos novidades interessantes e boas influências para a formação acadêmica e pessoal do jovem.

Ainda sobre internet, recomendamos que você leia em nosso blog o artigo que mostra como pais e educadores devem ensinar os estudantes a identificarem as fake news.

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This