Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Você já sabe onde seu filho vai estudar no ano que vem?

nova escola

Escolher a escola não é uma tarefa simples. Tantos aspectos para levar em conta, não é? Preço, localização, proposta… O que é mais importante na hora de fechar essa conta?

Você, que já é pai ou mãe, sabe que o mundo hoje é totalmente diferente do qual você vivia quando era criança. Os meios de comunicação sempre influenciaram muito o modo de vida das pessoas. No entanto, com a chegada da internet, tudo se transformou, não só a maneira como se comunicar (de telefone fixo para mensagens por texto e áudio), como também o comportamento humano.

Tudo isso para dizer que a escolha da escola do seu filho não pode ser pautada nos mesmos valores que seus pais tiveram. É preciso encontrar um lugar em que seu filho vai se desenvolver plenamente. A principal função de uma instituição de ensino é ensinar. Simples, não é? No entanto, boa escola mesmo é aquela que vai além do currículo, além do que dos conteúdos que são tão importantes para a vida acadêmica.

Espera-se que a escola integre o aluno (seja criança ou adolescente) à sociedade e que ele seja capaz de aperfeiçoá-la e transformá-la numa coletividade mais saudável e humanitária. Para isso, valores como responsabilidade, ética e o respeito à natureza são fundamentais.

Tópicos importantes para uma boa escolha

A escola que você procura é pequena, média ou grande? Ela contempla todos os níveis de ensino da Educação Básica? Não se pode negar que é uma tranquilidade para as famílias estar em uma instituição que ofereça Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Dessa maneira, pais e mães acompanham o desenvolvimento de seus filhos dentro de uma proposta coerente de educação escolar.

Para uma formação integral, é importante que a instituição ofereça um cardápio variado, seja dentro do currículo ou mesmo em aulas extracurriculares. Música, teatro, línguas estrangeiras, esportes e viagens de Estudos do Meio devem integrar a rotina do aluno. Não menos importante é a estrutura física. Pense nos espaços que seu filho terá acesso: biblioteca, laboratórios, quadras, áreas verdes, playground… Tudo isso conta muito para a sua decisão.

Por fim, mas talvez seja o item mais importante da sua lista, saber se a escola defende os mesmos valores que os de sua casa. O que significa isso? Se você, por exemplo, trabalha como voluntário em uma ação social será difícil entender a proposta de uma escola que comemora o voluntariado apenas fazendo doações e que nunca coloca a mão na massa. Mas esse é só um exemplo. Reflita sempre se a instituição é coerente com o próprio discurso e boa escolha.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This