Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Vestibular durante a pandemia: saiba como se preparar para os novos protocolos

vestibula

Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, uma série de incertezas surgiram. Os estudantes que estão no 3º ano do Ensino Médio ficaram meses sem saber se os vestibulares seriam mantidos, afinal essa decisão estava diretamente relacionada com o progresso da pandemia em todo o país.

Mas, com muitas cidades apresentando uma queda na curva de contágio, as instituições de ensino começaram a planejar os novos protocolos para a realização dos exames vestibulares durante a pandemia.

Normalmente, esse já é um período de muita expectativa e ansiedade para os alunos, mas esse ano essas emoções ficaram ainda mais intensas. Por isso, a melhor forma de ter mais tranquilidade na fase pré-vestibular é conhecendo os novos protocolos e formatos de provas. A seguir, vamos apresentar as medidas que as principais universidades do país já estão adotando. Confira!

Provas presenciais

As universidades que não adotaram novos formatos de vestibular e mantiveram o planejamento de provas presenciais tiveram que adiar a data do exame ou optaram por confirmar os dias e horários conforme a evolução da pandemia.

Esse é o caso do principal vestibular do país, a Fuvest. De acordo com o planejamento atual da instituição, a 1ª fase do exame será realizada no dia 10 de janeiro e as provas da 2ª fase nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.

Nas provas presenciais, o uso de máscara será obrigatório para candidatos e colaboradores em todos os ambientes. Além disso, o distanciamento social também será uma medida importante, com salas e espaços adaptados para esse novo normal. A higienização adequada dos locais e o uso de álcool em gel também são protocolos que estarão presentes nos exames presenciais.

Vestibular online durante a pandemia

Por conta das incertezas geradas pela pandemia, muitas universidades do país optaram pelo formato de provas online. Para boa parte das instituições, o vestibular à distância é uma novidade que precisou entrar para os planos de forma rápida e bem estruturada.

Por meio de plataformas digitais, as faculdades criaram um ambiente prático, seguro e eficaz para que os alunos não tivessem que adiar ainda mais os seus planos de ingressar em um curso universitário.

Para se adequar e até mesmo testar esse novo formato, algumas universidades realizaram as provas online entre os meses de junho e julho para os ingressantes do segundo semestre de 2020. Dependendo da evolução da pandemia, este formato poderá seguir para os estudantes que irão disputar uma vaga no vestibular 2021.

Utilização da nota do ENEM

Como o período é de total adaptação, além da remarcação das provas presenciais e adoção dos exames online, muitas universidades do país optaram pelo ingresso dos estudantes via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse já é um método utilizado há alguns anos, mas que foi expandido em diversas instituições por conta da pandemia.

O ENEM, considerado o maior vestibular brasileiro, também teve a prova adiada para janeiro e fevereiro de 2021. Anteriormente, o exame seria realizado entre os meses de outubro e novembro de 2020.

Você conferiu no artigo de hoje informações sobre os novos protocolos e formatos que as universidades estão adotando durante a pandemia. Se essas dicas te ajudaram, não deixe de acompanhar as futuras publicações do nosso blog. Aproveite e siga-nos também nas redes sociais.

Pin It on Pinterest

Share This