Paste your Google Webmaster Tools verification code here
As esperadas férias chegaram e os filhos querem aproveitar o tempo livre para se divertir o máximo possível. Porém, para muitas crianças e jovens não é preciso nem sair de casa, pois as principais diversões estão bem perto: o videogame e a internet.
No período de aulas, é comum os pais restringirem o tempo de uso desses dispositivos, garantindo que o filho se dedique também aos estudos. Mas, nas férias, o uso do videogame e da internet pode ser liberado? É prejudicial para a criança ficar horas e horas somente nestas atividades?
Para esclarecer essas e outras dúvidas comuns entre os país nesse período de férias, listamos a seguir algumas dicas de como equilibrar o uso do videogame e da internet. Confira!
Na tentativa de fazer o filho se interessar por outras atividades além do videogame e da internet, muitos pais optam por proibir o uso desses dispositivos. No entanto, essa não é a melhor opção, ainda mais nas férias, quando os filhos precisam ocupar o tempo livre. Até porque a restrição não será completa, já que o jovem poderá acessar esses recursos tecnológicos na casa dos colegas.
A dica é conversar com o filho para que ele equilibre o uso do videogame e da internet com outras atividades, como passeios, leitura, filmes e atividades em grupo com os amigos. Na sequência, vamos dar dicas de como nivelar as tarefas dos filhos nas férias.
Com tempo vago, é claro que os filhos vão optar por fazer as suas atividades preferidas. Por isso, é interessante montar junto com a criança ou jovem uma programação para as férias, evitando que ele passe o mês inteiro apenas nesses recursos, o que pode trazer dificuldades de socialização, além de problemas de postura, visão e audição, caso o jovem fique muito próximo da tela dos dispositivos ou usando fone de ouvido com volume acima do recomendado.
Boa parte dos pais não conseguem acompanhar o recesso de julho dos filhos por conta do trabalho, mas eles podem pensar em algumas atividades para o fim de semana ou mesmo para as noites, como festa do pijama, cinema em família, entre outras.
Para ocupar parte do dia, vale verificar se o filho tem interesse em fazer alguma oficina, uma ótima oportunidade de entretê-lo com outras tarefas nesse período. Fazer uma programação dos dias é fundamental para evitar excessos e o tédio dos pequenos durante as férias.
Como vimos, permitir que os filhos utilizem esses recursos com equilíbrio é a melhor decisão que os pais podem tomar. Porém, é preciso ficar atento aos conteúdos dos jogos e dos sites acessados pelo seu filho.
No caso do videogame, por exemplo, há jogos bastante violentos e que podem fazer com que os filhos, principalmente os mais novos, acreditem que esses comportamentos agressivos são comuns e podem ser praticados na vida real. O mesmo vale para a internet, já que os jovens estão expostos a inúmeros perigos.
Alguns controladores instalados nos computadores, tablets e smartphones conseguem restringir o acesso a sites que possam oferecer riscos ou conteúdos impróprios para a faixa etária. No videogame, a própria família consegue verificar quais jogos estão no console do filho, evitando que ele jogue games violentos.
Você conferiu no artigo de hoje dicas de como lidar com o uso do videogame e da internet durante as férias dos filhos. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017
Deixe uma resposta