Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Veja como desenvolver a liderança e a atividade em equipe na infância

liderança

Durante a infância, as crianças estão expostas a uma série de novos aprendizados, que são internalizados com bastante facilidade pelos pequenos. Esse é um período muito valioso para a formação dos alunos, por isso, é preciso que eles tenham acesso a atividades lúdicas focadas no desenvolvimento de habilidades e competências.

Na Educação Infantil, alguns temas começam a ser desenvolvidos com os pequenos e são potencializados no decorrer da vida, como a liderança. Pode parecer um pouco estranho falar de liderança com crianças, mas ela é importante para que o aluno aprenda, primeiro, a conduzir a si mesmo para que, depois, possa compartilhar com os colegas os seus ideais.

Sendo assim, a liderança é parte fundamental para o desenvolvimento da atividade em equipe na infância. Há crianças que demonstram um perfil de líder de forma natural e acabam influenciando os amigos, por exemplo, nas brincadeiras. Porém, todos podem ter essa habilidade aprimorada na escola, garantindo que o pequeno tenha suas próprias convicções e busque a realização dos seus objetivos.

Na sequência deste artigo, vamos apresentar os benefícios de desenvolver a liderança e a atividade em equipe na infância. Confira!

Liderança ajuda a potencializar os valores ensinados para as crianças

Ser um líder não é algo negativo, pelo contrário, essa é uma característica importantíssima para o futuro dos jovens. Por isso, aprimorar a liderança e a atividade em equipe desde a infância, por meio de brincadeiras e jogos colaborativos, é interessante, inclusive, para a formação de cidadão íntegros, capazes de transmitir para as pessoas ao seu redor os seus valores.

Além disso, os alunos que têm contato com esses aprendizados ainda na Educação Infantil estão melhor preparados para lidar com situações comuns do dia a dia, pois eles irão se guiar pela ética e pela responsabilidade dos seus atos. Ao desenvolver a liderança e a atividade em equipe, é apresentado aos pequenos outros valores fundamentais para a sua formação e convívio em sociedade, como justiça, respeito e união.

Crianças autoconfiantes e prontas para tomar decisões

A Educação Infantil, como mencionado anteriormente, proporciona inúmeros aprendizados importantes para as crianças através de atividades lúdicas que unem conhecimento e diversão. Com a liderança e a atividade em equipe não é diferente.

Para apresentar as características dessas habilidades durante as atividades, os educadores acabam proporcionando outros aprendizados importantes para as crianças, como o fortalecimento da autoconfiança, que permite que o aluno crie, experimente e teste hipóteses.

Além disso, a criança aprende a tomar pequenas decisões em seu dia a dia, como escolher o lado do gol que sua equipe irá marcar e decidir qual o brinquedo irá brincar primeiro no playground.

Outro ponto importante das atividades promovidas na Educação Infantil é que a criança é inserida em um ambiente em que é preciso resolver pequenos problemas que surgem principalmente durante a atividade em equipe, como a definição de quem irá começar uma atividade em grupo, já que mais de uma criança está interessada por essa função.

Vimos no artigo de hoje que a liderança e o atividade em equipe são aprendizados que estão presentes em boa parte das atividades da Educação Infantil, ensinando valores, habilidades e competências fundamentais para a formação integral das crianças

Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o assunto e veja também em nosso blog o post que apresenta a importância dos eixos da Educação Infantil.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This