Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Valores culturais: qual a importância para a formação integral dos estudantes?

cultura

A formação integral dos alunos envolve uma série de aspectos físicos, sociais, emocionais e culturais. A escola, em parceria com os pais, ajuda a desenvolver e aprimorar esses pontos que são essenciais para compor o perfil de bons cidadãos.

Trabalhar os valores culturais no ambiente escolar, apesar de ser uma iniciativa muito importante, não é algo simples. A primeira questão que os colégios devem se atentar é sobre a multiculturalidade da nossa sociedade. Por mais que seja comum repassar os valores culturais que estão presentes na rotina dos alunos, é importante dar a eles uma visão ampla do mundo e das suas diferenças culturais.

Na sequência deste artigo, vamos apresentar dicas de como trabalhar os valores culturais em sala de aula e em eventos extraclasse, mostrando a importância desse aprendizado para a formação dos jovens.

A cultura no dia a dia dos alunos

Para crianças e adolescentes, a percepção dos valores culturais em nosso dia a dia pode não ser tão clara, por isso, o trabalho desenvolvido na escola é importante para que os alunos entendam que a cultura faz parte da nossa rotina e que todos nós somos criadores e propagadores dos valores culturais, já que os manifestamos de diferentes formas e diversas vezes ao dia.

Valores culturais que os estudantes aprendem com os pais em casa são compartilhados em ações diárias dentro e fora do colégio. Esses ensinamentos podem ter muitos e muitos anos, sendo repassados de geração para geração. São valores familiares que surgem por uma série de fatores, como religioso ou regional.

Saiba como trabalhar os valores culturais nas atividades educacionais

Na escola, o trabalho com os valores culturais é algo mais amplo e tem por finalidade apresentar aos alunos a diversidade cultural da sociedade. Para isso, é interessante que a instituição de ensino crie projetos educacionais que abordam os aspectos culturais das comunidades, permitindo que os alunos fiquem imersos nessas descobertas.

Por exemplo, para apresentar os valores culturais da comunidade japonesa, trabalhamos aqui no colégio o Bunkasai, um projeto organizado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio com o apoio da equipe pedagógica e da comunidade escolar. No evento, são realizadas diversas oficinas tradicionais, como o ikebana (arranjo de flores), o Espaço Zen (com massagens relaxantes) e o origami (dobraduras em papel), além de mostras e gastronomia típica.

Durante a preparação e execução das atividades, os jovens e a comunidade escolar têm a chance de se aproximar dos valores culturais japoneses, passando a conhecer e a respeitar os seus ensinamentos e hábitos milenares.

O mesmo acontece com o trabalho com valores culturais de outros povos, que são essenciais para que os alunos desenvolvam o seu repertório cultural e estejam preparados para lidar e aprender com a diversidade.

No artigo de hoje, mostramos que os valores culturais são importantes para a formação integral dos estudantes e que podem ser trabalhados no colégio por meio de atividades pedagógicas compartilhadas com a comunidade escolar.

Se você gostou das informações e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a área de educação, veja também em nosso blog o post que mostra como as habilidades socioemocionais ajudam a diminuir as práticas de bullying.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This