Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Temas transversais: o que são e como se aplicam no dia a dia das escolas?

tranversal

Dentro da proposta pedagógica de cada instituição de ensino, existem os temas transversais, definidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). O objetivo dessa inclusão é que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral.

Os temas transversais se tornaram mais conhecidos pela população após o projeto do Novo Ensino Médio. No entanto, eles existem há muitos anos e são utilizados pelas escolas como uma referência para a projeção do plano pedagógico.

Para que todos conheçam e compreendam o que são e como se aplicam os temas transversais no dia a dia das escolas, reunimos neste artigo informações importantes sobre o tema que faz parte da estrutura da educação básica no Brasil.

Saiba o que são os temas transversais

Segundo o Ministério da Educação, “os temas transversais estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”.

Por meio dessa proposta, as instituições de ensino devem abordar  durante as aulas valores referentes à cidadania, como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho, Consumo, Pluralidade e Cultura. O interessante é que cada colégio tem a autonomia de incluir dentro desta proposta do governo outros assuntos que consideram importantes para a formação integral dos alunos.

Veja como eles se aplicam na rotina escolar

O trabalho com os temas transversais deve estar presente na rotina escolar das instituições de todo o país. Eles não estão relacionados a nenhuma disciplina específica, por isso, visualizar a sua aplicação pode parecer um pouco difícil para quem não acompanha o processo educacional de perto.

É interessante ressaltar que o trabalho com os temas transversais deve ser realizado por meio de uma parceria entre a família e a escola. Essa união é importante porque diversos conceitos e valores propostos pelos temas transversais começam a ser repassados para as crianças em casa.

Na escola, o trabalho com os temas transversais é intensificado de acordo com a faixa etária dos estudantes, dentro de um contexto educacional/social. Os alunos também desempenham um papel importante, pois eles assumem a tarefa de trabalhar, fazer pesquisas, relatórios e observações sobre os assuntos propostos, ampliando os seus conhecimentos.

Já o professor atua como orientador e conselheiro dos estudantes, utilizando os temas transversais para tratar de problemas sociais atuais, reavivando as potencialidades de cada um e dando aos alunos o estímulo para ampliarem o olhar sobre diversas questões, sempre com respeito e tolerância às diferenças.

Apresentamos no artigo de hoje o que são os temas transversais e como eles se aplicam diariamente nas escolas de todo o Brasil. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua mensagem nos comentários que retornaremos o mais breve possível.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This