Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Status atual: férias! Momento esperado pelas crianças…

ferias

… mas, nem tanto pelos pais e responsáveis. E agora, o que fazer com elas em casa? Conheça algumas atividades para esse período

Enfim, é tempo de férias! Momento de alegria para as crianças que querem esquecer os cadernos e brincar muito com outras crianças e com seus brinquedos. Elas merecem. Enquanto isso, pais e responsáveis ficam de cabelos em pé. Como organizar o dia a dia para que elas descansem e se divirtam? Tudo sem perder o senso de responsabilidade.

Nessa hora, é importante pensar em atividades lúdicas, que valorizem as atividades físicas, a produção de algo, o local em que moram e o contato com a natureza, sempre com foco na cultura. Para não se afastar muito do que foi aprendido na escola, é possível incluir afazeres que envolvam a leitura e a escrita, as artes e os saberes matemáticos. Veja como:

Leitura de um livro

Vá até a biblioteca pública mais próxima ou dê uma olhadinha nos livros que você tem em casa. Escolha junto com a criança algum que ela possa ler. Lembre-se que essa leitura é por simples prazer. Claro que é importante se atentar para o enredo, a linguagem e a qualidade das imagens dessa publicação. Estabeleça um momento no dia para que ela leia. É possível promover essa atividade até mesmo com os que ainda não sabem ler.

Preparo de uma receita

Selecione algum prato doce ou salgado que seja do agrado da criança. Bolos, doces de panela, tortas salgadas e saladas são boas pedidas. Os pequenos adoram e o modo de fazer é descomplicado. Peça que ela pesquise o que precisa para fazer a receita e anote o que ainda precisa ser comprado. Na hora do preparo, ela vai colocar em prática conhecimentos matemáticos (como as medidas). Vai sujar um pouco a cozinha? Vai! Mas vai dar um baita orgulho do resultado final.

Hora do esporte

Não deixe fora as atividades físicas. Elas são fundamentais para o desenvolvimento do seu filho. Futebol, natação, caminhadas e corridas devem integrar os dias de férias. É fundamental que as crianças curtam esses momentos ao ar livre, em um parque ou um clube, por exemplo, junto com primos, vizinhos e amigos.

Cartões de boas festas

Aproveite a chegada dos festejos de fim de ano e peça para seu filho fazer os cartões para os familiares este ano. Papel, lápis de cor e canetinha são os materiais que ele vai precisar. Oriente sobre as ilustrações e as escritas que esses cartões devem ter e, finalmente, faça valer a função social desse cartão: presentei as pessoas da família com a produção.

Pin It on Pinterest

Share This