Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Seu filho apresenta falta de interesse nos estudos? Confira algumas situações que podem estimular esse comportamento

desinteresse

A trajetória acadêmica dos alunos é longa e complexa. Por isso, para manter o grupo de estudantes interessados, é importante inseri-los em um ambiente favorável para a aprendizagem, com uma rotina bem estruturada e que estimule a participação dos alunos.

Além de oferecer esses recursos, um ponto importante é identificar e compreender as causas que possam levar seu filho a falta de interesse nos estudos. Essa situação costuma ser associada com a preguiça da criança ou do jovem de estudar, mas nem sempre esse é o motivo principal para o desinteresse.

Entender as causas é fundamental para ajudar o filho a superar esse problema que pode prejudicar o seu progresso escolar. Na sequência, vamos mostrar algumas situações que podem estar acontecendo com o seu filho, levando ao desinteresse pelos estudos. Confira!

Distrações durante o estudo

Estudar é um ato que exige concentração dos alunos, por isso, ambientes com muitas distrações acabam causando o desinteresse das crianças e dos jovens pelos estudos, pois eles tendem a focar no que chama mais a atenção, como música, TV ou celular.

Sendo assim, é interessante que o filho estude em um cômodo mais tranquilo da casa. Além disso, manter o celular no modo silencioso, deixar a TV desligada e evitar conversas no local de estudo são medidas essenciais para que o filho consiga manter a concentração nos estudos.

Falta de hábito é um dos motivos que leva ao desinteresse

Um erro comum entre os alunos e que pode acabar levando a falta de interesse pelos estudos é deixar para rever os conteúdos somente no período pré-prova ou em casos de recuperação. Quando não se tem o hábito de estudar internalizado, é frequente os casos de falta de interesse, pois os alunos encaram essa atividade como uma obrigação chata.

Por isso, criar uma rotina de estudos em casa é importante. A cada dia, aluno pode escolher uma matéria para estudar, assim ele evita o acúmulo de conteúdos a serem revisitados antes das provas.

Fique atento à saúde do seu filho

Além das situações que apresentamos acima, há outros motivos que levam a falta de interesse dos alunos pelos estudos. Algumas interferências na saúde física e psicológica do filho podem dificultar a concentração dele nas tarefas acadêmicas.

Os pais precisam ficar atentos a saúde do jovem para conseguir identificar caso ele esteja com algum problema específico. Dificuldade para enxergar, ansiedade, déficit de atenção, depressão e até práticas de bullying podem fazer com que o filho apresente falta de interesse pelos estudos e, em alguns casos, não queira nem mesmo ir ao colégio.

Para notar essas situações que não estão relacionadas ao ambiente de estudo, os pais precisam estar de olho no comportamento do filho e conversar com ele sobre suas dificuldades. Percebendo que pode ser algo relacionado à saúde, é fundamental buscar o apoio de especialistas e compartilhar com a equipe pedagógica da escola o que está se passando com o aluno.

Com esse suporte, o seu filho conseguirá, aos poucos, resgatar o seu interesse pelos estudos, pois se sentirá mais confiante e seguro, já que conta com o apoio das pessoas ao seu redor.

Você conferiu no artigo de hoje três situações que podem estar relacionadas a falta de interesse do seu filho pelos estudos. Se você tem alguma dúvida sobre o tema, compartilhe conosco nos comentários que responderemos o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This