Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saúde e qualidade de vida também se aprendem na escola

Saude e qualidade de vida tambem se aprendem na escola

Saúde e qualidade de vida também se aprendem na escola: alinhando a teoria à prática

Durante a trajetória escolar, o aluno tem contato com inúmeros ensinamentos que os acompanharão por toda vida. Um deles está diretamente relacionado ao seu desenvolvimento e bem-estar como ser humano: a saúde.

Por mais que não esteja totalmente evidenciado nos currículos escolares, a saúde e a qualidade de vida são questões importantes que devem ser ensinadas e desenvolvidas pelos alunos no ambiente escolar. Nesse sentido, a disciplina de Educação Física tem um papel importante. Muito mais do que jogar futebol ou vôlei, as aulas de Educação Física devem ser amplas, levando a discussão sobre a importância em manter hábitos saudáveis e como eles ajudam a ter uma vida mais plena e feliz.

Isso não quer dizer que a prática esportiva deve ser deixada de lado nas aulas de Educação Física, pelo contrário, além de ser muito apreciada pelos alunos, as atividades físicas são essenciais para evidenciar a importância em cuidar do corpo e da saúde. O equilíbrio está em alinhar a teoria à prática, tornando possível a disseminação de novos hábitos nos alunos, que contemple a prática de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável.

Por meio das atividades corporais regulares, a área de Educação Física estimula nos alunos o gosto pelo movimento, pela experimentação das possibilidades corporais e, ainda, um comprometimento com a prática de um estilo de vida saudável, por meio da promoção do bem-estar integral.

Nessas aulas, também é possível abordar as mudanças ocorridas durante o esforço físico, tais como respiração, desidratação (hidratação), frequência cardíaca, equilíbrio e força. Dessa forma, os alunos aprofundam seus conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento, tornando-se sujeitos ativos de sua própria história.

Saúde e qualidade de vida no dia a dia escolar

O aprendizado sobre saúde e qualidade de vida se inicia desde as primeiras séries da Educação Infantil, quando questões sobre o bom desenvolvimento do corpo humano são apresentadas aos alunos, como a importância dos hábitos saudáveis, a começar pelos cuidados básicos com a higiene pessoal.

Pequenas ações da rotina escolar ajudam os professores nesse trabalho, por exemplo, estimular os pequenos alunos a lavarem as mãos antes das refeições é um hábito importante de saúde que se desenvolve nos primeiros anos de vida da criança.

Ao longo do tempo, os temas ligados à saúde devem ser aprofundados em sala de aula de forma interdisciplinar, levando em conta o conhecimento de cada faixa etária. Tratar o assunto desde o crescimento e mudanças físicas no corpo humano, passando por alimentação saudável, prática de exercícios físicos, qualidade de vida, prevenção de doenças e diferenciação de hábitos saudáveis dos sacrifícios para atingir um corpo considerado perfeito pela sociedade, são importantes para o desenvolvimento físico,  mental e social dos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This