Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

TEMAS ATUAIS Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba quais são as vantagens que o aprendizado de mais de um idioma trará na formação multicultural de seu filho

idiomas

Com o mundo cada vez mais globalizado, a necessidade de dominar um novo idioma se torna cada vez mais forte. Por exemplo, saber falar inglês já é um pré-requisito para muitas oportunidades de emprego, inclusive para os cargos iniciais. A boa notícia é que a língua estrangeira mais falada no mundo faz parte da grade curricular das instituições de ensino brasileiras.

O contato com novos idiomas começa cada vez mais cedo nas escolas. Em instituições de excelência, o ensino do inglês tem início ainda na Educação Infantil. Para intensificar a formação multicultural e global das crianças e dos jovens, os colégios também contemplam na grade curricular ou extracurricular aulas de outros idiomas, como o espanhol e japonês.

Mas, na prática, quais são as vantagens que o aprendizado de mais de um idioma trará para o seu filho? Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto, reunimos na sequência os principais pontos relacionados ao domínio de outros idiomas. Não perca!

Vivenciando um novo mundo desde a Educação Infantil

Quando o aluno inicia o processo de alfabetização, é fácil perceber a empolgação do

pequeno com as suas novas descobertas. O mesmo acontece com o ensino de um outro idioma. Na verdade, a experiência se torna ainda mais intensa, pois o contato do estudante não será apenas com a língua, mas sim com os aspectos culturais e sociais dos países que têm esse idioma como língua materna.

Por exemplo, ao comemorar o Halloween, as crianças irão aprender que essa celebração é bastante expressiva em países como os Estados Unidos. Conhecer as cidades, os costumes e as curiosidades dos países que falam o idioma que o pequeno está aprendendo é uma das principais vantagens adquiridas nesse processo.

Desenvolvimento da inteligência cognitiva

Tanto as crianças quanto nós, adultos, saímos da zona de conforto ao receber o desafio de aprender um novo idioma. Para os estudantes, esse aprendizado traz ganhos importantes para o desenvolvimento da inteligência cognitiva.

Além do estímulo das funções ligadas à linguagem, a criança que aprende outros idiomas consegue desenvolver a memória, a criatividade e o raciocínio. A junção desses fatores contribui para que o seu filho tenha um aprendizado mais significativo em todas as áreas do conhecimento.

Inserção mais tranquila no mundo globalizado

Ao aprender mais de um idioma, os alunos conseguem derrubar a barreira da língua e entram com tranquilidade no mundo cada vez mais globalizado. Ao dominar o inglês e o espanhol, por exemplo, os jovens poderão se comunicar com estudantes de diversos outros países, ler notícias e livros escritos nessas línguas, além de poder fazer intercâmbios ou até mesmo graduar no exterior.

Mais oportunidades no mercado de trabalho

O aprendizado de mais de um idioma traz muitos ganhos para a formação multicultural e acadêmica dos estudantes, mas as vantagens não param por aí. Jovens poliglotas têm acesso a mais oportunidades no mercado de trabalho, além de serem vistos com bons olhos pelos recrutadores.

De acordo com o gerente da Talenses, Alexandre Benedetti, em entrevista para o portal Exame, “numa seleção, o domínio de vários idiomas pode ser um critério de desempate entre candidatos em qualquer área.”

Os salários dos profissionais que dominam mais de um idioma costumam ser superiores, além disso, ter o conhecimento de diferentes línguas também potencializa as chances do profissional ocupar cargos de liderança.

No artigo de hoje, apresentamos algumas das vantagens que o aprendizado de mais de um idioma trará para a formação multicultural do seu filho, impactando também na sua trajetória profissional. Se você quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, confira também em nosso blog o post que mostra como a escola e a família são importantes para a formação de cidadãos de bem.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This