Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba quais são as alternativas para equilibrar o uso dos eletrônicos pelas crianças

tecnologia

Muitos hábitos mudaram nos últimos anos por conta dos avanços tecnológicos. Os impactos estão presentes na rotina diária dos jovens e adultos, que veem a tecnologia bastante atuante no trabalho e na vida pessoal. Mas, com as crianças, as mudanças são ainda mais expressivas. Por terem nascido na “Era Digital”, os pequenos não conhecem o mundo sem esses recursos e por estarem familiarizados com os eletrônicos, o uso é cada vez maior e iniciado ainda nos primeiros anos de vida.

Apesar de todos os benefícios que a tecnologia trouxe para as nossas vidas, é importante que o uso, principalmente na infância, seja equilibrado, garantindo um desenvolvimento saudável para as crianças.

Se o seu filho utiliza os eletrônicos durante muitas horas do dia e você já percebeu que esse hábito está atrapalhando a realização de outras atividades importantes, como brincar e estudar, confira na sequência deste artigo algumas alternativas interessantes que ajudarão a equilibrar o uso dos eletrônicos pelas crianças.

Inclua brincadeiras em família na rotina do seu filho

Os eletrônicos estão sempre à mão dos pequenos e essa facilidade aumenta o uso diário dos dispositivos. Mas, esconder esses aparelhos da criança não é a melhor forma de equilibrar o uso. Uma alternativa interessante que os pais podem adotar é a inclusão de brincadeiras em família na rotina dos filhos.

Por mais que o dia de trabalho seja corrido, é importante que os pais tenham essa interação com os filhos diariamente. Além das conversas, é interessante incluir na rotina alguns jogos que toda a família consiga participar, como os de tabuleiro. Brincadeiras como mímica, “estátua” e dança das cadeiras também podem ser realizadas em casa durante o tempo livre dos pais.

Cerca de 30 minutos interagindo com esse tipo de atividade todos os dias fará com que a criança perceba que é possível sim se divertir longe dos eletrônicos, diminuindo o uso de forma gradual.

Passeios ao ar livre ajudam a equilibrar o uso dos eletrônicos

Como vimos, brincar em família é uma alternativa muito valiosa para que as crianças utilizem menos os eletrônicos em casa. Os passeios ao ar livre também podem entrar na rotina da família, principalmente aos finais de semana. Mas, é preciso que os pais fiquem atentos, pois se eles ficarem conectados a todo o momento, dificilmente as crianças irão deixar os eletrônicos de lado durante os passeios.

Aproveite esses momentos em família para explorar novos lugares e para estreitar os vínculos. Deixe o celular de lado. Utilize o aparelho apenas para fotografar algumas coisas durante o passeio ou para registrar o momento em família. No restante do tempo, curta e se divirta com o seu filho, mostrando pra ele que o “mundo real” também é muito interessante.

Apresentamos no artigo de hoje duas alternativas que ajudarão a equilibrar o uso dos eletrônicos pelas crianças. Vale ressaltar que os pais devem ficar sempre de olho nos hábitos dos filhos, os ajudando a manter uma rotina saudável, que inclui estudos, alimentação no horário correto, brincadeiras e atividades físicas.

Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra porque aprender um segundo idioma no colégio é importante para o futuro do seu filho.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This