Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba porque aprender um segundo idioma no colégio é importante para o seu filho

lingua

Vivemos em um mundo globalizado, no qual o compartilhamento de experiências, conhecimentos e culturas é realizado todos os dias por pessoas dos quatro cantos do mundo. Sendo assim, o domínio de um segundo idioma é importante para que não haja barreiras que possam impedir essa comunicação global.

Pensando nisso, muitas instituições de ensino montam suas grades curriculares contemplando o aprendizado de um segundo idioma, que na maioria das vezes é o inglês, língua mais falada no mundo por nativos e estrangeiros.

Mas, será que é realmente importante para as crianças aprenderem um segundo idioma no colégio? Essa experiência não irá atrapalhar o desenvolvimento da língua materna? Há uma idade certa para aprender um novo idioma na escola?

Se você também tem essas e outras dúvidas sobre o aprendizado de outro idioma no colégio, recomendamos que você leia o artigo a seguir e esclareça todas as suas dúvidas.

Segundo idioma desde a infância é realmente importante?

Quando entram na Educação Infantil, as crianças começam a intensificar o seu contato com a língua portuguesa, desenvolvendo a comunicação oral e aprendendo a reconhecer as primeiras letras do alfabeto.

Neste momento, incluir um outro idioma não interfere no aprendizado da língua materna? Essa é uma dúvida comum dos pais, que acreditam que um dos dois idiomas não será internalizado pela criança. No entanto, o cérebro do pequeno não irá fazer essa diferenciação, tornando o aprendizado nos dois idiomas bastante efetivo.

Segundo estudo realizado por pesquisadores de três universidades de Boston, nos Estados Unidos, a capacidade de aprender uma nova língua, pelo menos gramaticalmente, é mais forte até os 18 anos de idade. No entanto, para se tornar completamente fluente, o aprendizado deve começar antes dos 10 anos. Sendo assim, quanto antes o colégio começar a trabalhar com um segundo idioma, maiores serão as chances do seu filho se tornar fluente.

Ensino de um segundo idioma no colégio amplia as oportunidades futuras do aluno

Como mencionado, falar um segundo idioma, como o inglês, é importante para que o jovem se conecte com o mundo, principalmente em viagens para o exterior. Mas, o domínio de um segundo idioma também é fundamental para o sucesso profissional dos estudantes.

De acordo com a pesquisa realizada pelo site de empregos Catho, um profissional em cargo de coordenação pode ganhar até 61% a mais do que outro que possua a mesma função, porém sem conhecimento da língua inglesa. Vale ressaltar que o estudo também mostrou a  diferença dos salários em cargos de diretoria, gerência e supervisão, que pode também chegar a 42%, 57% e 43%, respectivamente.

Como bons colégios pensam na formação integral do aluno, a inclusão de um segundo idioma ainda na Educação Infantil é cada vez mais comum. Além disso, há instituições que oferecem o ensino de um terceiro idioma a partir do Ensino Fundamental, além de atividades extracurriculares que também focam no aprendizado de outras línguas.

Para continuar por dentro de notícias como essa, acompanhe as próximas postagens do nosso blog. Aproveite e curta também a nossa página no Facebook!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This