Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação Infantil

importancia infantil

A Educação Infantil é uma das etapas mais ricas na vida escolar das crianças. É neste período que os pequenos apresentam o seu maior poder de aprendizagem e também o desenvolvimento de habilidades e competências que os acompanharam por toda a vida.

Por isso, é fundamental que o currículo das instituições de ensino que atuam na Educação Infantil seja variado para que o aluno tenha contato com as diferentes formas de aprendizagem. Para auxiliar as escolas neste processo de planejamento, o Ministério da Educação (MEC) criou os eixos da Educação Infantil.

A seguir, iremos apresentar quais são os eixos da Educação Infantil e como eles são importantes para que as crianças tenham uma formação integral.

Artes Visuais

Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. Com ela, os alunos conseguem desenvolver suas formas de expressão e comunicação, aprendendo também sobre sensações, sentimentos e pensamentos que estão ligados com a sua realidade e também com a imaginação, um ponto bem característico da infância que ajuda no desenvolvimento da criatividade e curiosidade.

Música

A linguagem musical está presente nos eixos da Educação Infantil, pois é capaz  de traduzir por sinais sonoros sensações, sentimentos e pensamentos nas crianças. Além disso, a música é bastante utilizada neste ciclo escolar por ajudar no ensino de celebrações folclóricas, culturais e cívicas, e no desenvolvimento de habilidades sensitivas, afetivas e cognitivas.

Movimento

O movimento faz parte da vida das crianças, seja por engatinhar, caminhar, correr, brincar, entre outros movimentos. Por isso, este também é um dos eixos da Educação Infantil. No planejamento das instituições, o movimento é trabalhado com uma linguagem que possibilita que os alunos atuem no meio físico e interajam com as pessoas por meio de suas expressões.

Matemática

Outro ponto importante dos eixos da Educação Infantil é o trabalho com a matemática, disciplina que acompanhará os estudantes por toda a vida. De forma lúdica e bem instruída, os pequenos começam a aprender a somar e subtrair e, posteriormente, vão ampliando o contato com a divisão e multiplicação.

Linguagem oral e escrita

O primeiro contato das crianças com a linguagem oral e escrita é realizado ainda no início da Educação Infantil. A proposta deste eixo é preparar os pequenos para o desafiador processo de alfabetização, por isso, parte do trabalho é focado no desenvolvimento de competências linguísticas básicas e importantes, como fala, audição, leitura e escrita.

Natureza e sociedade

Para finalizar os eixos da Educação Infantil, as escolas devem aplicar em seus currículos o trabalho sobre os fenômenos naturais e sociais. Além de ampliar a visão de mundo das crianças, esse eixo ajuda a desenvolver o perfil investigador dos alunos.

Você conheceu no artigo de hoje os eixos da Educação Infantil, pontos essenciais para a formação integral do estudante. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This