Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba o que é e como funciona uma Escola Democrática

trabalho em equipe

Nos últimos anos, o debate sobre a metodologia e a condução do aprendizado nas escolas se tornou mais intenso. A educação do século XXI precisou evoluir para acompanhar os novos hábitos e comportamentos das gerações que hoje ocupam a sala de aula. Esses estudantes têm perfil questionador e o simples repasse de conteúdo por meio do professor não é o suficiente para engajar e formar esses alunos.

Por conta dessas novas necessidades, muitas instituições tiveram que rever o processo de ensino-aprendizagem. Hoje, um modelo que vem ganhando bastante destaque por inserir o aluno de forma participativa na busca pelo conhecimento é a escola democrática.

A denominação pode deixar algumas dúvidas sobre como é o funcionamento na prática da escola democrática. Para esclarecer os principais pontos relacionados a este modelo, reunimos a seguir tudo o que você precisa saber sobre educação democrática.

Conheça a proposta da escola democrática

Como mencionado no início, a escola democrática é um modelo que atende a necessidade atual dos alunos de assumirem uma participação mais ativa no processo de ensino-aprendizagem. Por meio deste modelo, todos têm direitos de decisão sobre o seu destino. Assim, o compartilhamento das responsabilidades e das decisões que podem alterar a posição de cada um no grupo são tomadas em conjunto, isto é,  incluindo gestores, educadores, funcionários, estudantes e pais.

O interesse é que a escola democrática é um modelo que ultrapassa a sala de aula, inserindo a comunidade escolar no dia a dia da instituição. Seguindo a linha da escola democrática, cada membro é responsável por si, mas também pelos demais.

As instituições que decidem se tornar uma escola democrática assumem essa perspectiva política e filosófica que impacta diretamente em todos os aspectos da estrutura escolar, como o modelo de gestão, a espacialidade, o currículo e, claro, a interação com a comunidade escolar.

Veja como esse modelo é aplicado no ensino

Outro ponto importante e que gera dúvidas principalmente nos pais é sobre como acontece na prática o processo de ensino-aprendizagem em uma escola democrática. De acordo com especialistas no tema, a  aprendizagem na educação democrática é baseada no estímulo e no exercício do desejo de buscar conhecimento e ensinar.

Assim, o processo de ensino-aprendizagem da escola democrática tem como ideia central que o conhecimento traz alegria e prazer e, por isso, os estudantes se envolvem com ele, não sendo necessárias punições ou disciplinas. Além disso, acredita-se que não haja hierarquia no conhecimento. Na escola democrática todos os conhecimentos são respeitados, valorizados e têm a chance de crescerem juntos devido a essa troca contínua.

Até mesmo a ideia da autogestão da escola democrática traz impactos para a aprendizagem, pois os estudantes sabem da importância do seu papel para que as ações propostas transcorram da melhor maneira possível.

No artigo de hoje, apresentamos alguns detalhes sobre o funcionamento da escola democrática. Se você gostou das informações e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a área de educação, indicamos que você leia também em nosso blog o post que reúne as principais atividades que ajudam a estimular o gosto pela leitura.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This