Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba como ter um segundo semestre mais organizado e produtivo

segundo semestre

Depois de um período merecido de descanso, os alunos retomam às aulas, dando início ao segundo semestre do ano letivo. Mesmo sendo um período de férias menor, voltar a rotina nem sempre é fácil. Por isso, é importante que a criança e o jovem se organize para seguir com os estudos de uma forma ainda mais produtiva.

O segundo semestre costuma ser bastante agitado, pois são retomados alguns conteúdos trabalhados no semestre anterior pelos professores, além dos trabalhos e avaliações finais dos estudantes, que irão definir as férias ou a recuperação.

Se você quer ajudar o seu filho a criar uma rotina de estudos eficiente, que o ajudará a ter um bom desempenho no segundo semestre, confira na sequência deste artigo algumas dicas interessantes de organização e produtividade.

Crie um plano de estudo

Engana-se quem pensa que o plano de estudo é importante somente para os jovens que estão se preparando para prestar vestibular. Essa estratégia é eficaz em todas as faixas etárias, garantindo que o aluno siga uma estrutura mais organizada nos estudos.

Se o seu filho ainda não utiliza esse recurso, o incentive a criar um plano de estudo para o segundo semestre. Utilizando um planner ou um aplicativo móvel, o aluno deve destinar um período do seu dia para rever os conteúdos trabalhados em sala de aula. Além de facilitar a internalização dos temas, essa ação ajudará o jovem a identificar os pontos que lhe causaram dúvidas e que devem ser esclarecidos com o suporte dos professores.

Inclua leituras complementares na rotina

Revisar os materiais abordados em sala de aula é muito importante para que o aluno internalize os conteúdos e aprimore o seu desempenho escolar. Entretanto, para ser ainda mais produtivo nesse segundo semestre, o jovem pode incluir em sua rotina leituras complementares que ajudarão na sua formação integral.

Ler livros que abordam temas que fazem parte do conteúdo programático da sua turma, se manter informado sobre os fatos da atualidade e buscar boas referências para complementar os seus estudos são ações que ajudam os alunos de todas as faixas etárias a terem um aprendizado ainda mais significativo e duradouro.

Aproveite ao máximo o suporte oferecido pelos professores

Outra dica muito interessante e que ajudará os alunos a terem um segundo semestre mais organizado e produtivo tem a ver com a conexão do estudante com os seus professores. Em boas instituições de ensino, o educador não se restringe a repassar determinado conteúdo ao grupo, ele está aberto para esclarecer dúvidas, conversar com os alunos e ajudá-los a superar os obstáculos.

Por isso, para ter um aproveitamento ainda melhor no segundo semestre, é importante se aproximar dos professores e utilizar sempre que preciso o suporte oferecido por eles. Seja para temas abordados em aula ou para atividades de casa, os educadores são grandes aliados que ajudam na formação integral dos estudantes.

Reunimos no artigo de hoje dicas de como ter um segundo semestre mais organizado e produtivo, incluindo novos hábitos e atividades na rotina dos alunos. Para continuar acompanhando temas relacionados à educação dos filhos, veja também em nosso blog o post que aborda o limite entre o uso das telas e o desenvolvimento das crianças.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This