Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba como minimizar os impactos do isolamento social nas crianças

tempo para familia

O isolamento social é uma medida que impacta na vida de todas as pessoas. Mudança de hábitos, comportamentos e atividades simples do dia a dia podem trazer ansiedade e estresse para jovens e adultos. Mas, para as crianças, é mais difícil compreender esse momento e tudo o que ele envolve.

Não ir à escola, não brincar com os colegas e reduzir consideravelmente os passeios são situações que podem interferir no comportamento das crianças durante a quarentena. Choros mais frequentes, irritação, tristeza, maus hábitos alimentares e dificuldades para dormir são apenas algumas das consequências que o isolamento social pode causar nos pequenos.

Por isso, é fundamental que os pais estejam atentos às mudanças repentinas de comportamento dos filhos. Para ajudá-los nessa fase complexa, listamos na sequência deste artigo dicas de como minimizar os impactos do isolamento social na vida das crianças.

Converse com o seu filho sobre o período atual

O primeiro passo para minimizar os impactos do isolamento social nas crianças é bem simples e eficaz. Separe um tempo do seu dia para conversar com o pequeno sobre o período que estamos enfrentando. De forma lúdica, diga ao seu filho o que é a pandemia e porque é importante que todos fiquem em casa nesse momento.

Seja sempre positivo na abordagem com a criança, evite termos e exemplos que possam deixar o filho ansioso ou com medo. Aborde os cuidados com a higiene pessoal de forma divertida, ensine-o a lavar as mãos corretamente cantando uma música e fale sobre a importância de usar máscara ilustrando com alguns super-heróis. Quando o pequeno entende o que está acontecendo, e sabe que ele tem um papel importante para que o vírus seja combatido, os sentimentos de frustração e impaciência diminuem consideravelmente.

Crie atividades lúdicas na quarentena

Mesmo com as aulas online, o período vago das crianças em casa é bem maior por conta do isolamento social. Sendo assim, uma medida eficaz para manter a diversão e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos são as atividades lúdicas.

Montar quebra-cabeças em família, criar concursos de música e dança ou preparar uma noite de leitura são algumas das propostas que os pais podem adotar em casa durante a quarentena. Além de entreter a criança durante a atividade, esse tipo de ação também requer um planejamento que pode ser feito pelo pequeno em seu tempo livre.

Inclua seu filho nas tarefas da casa

Outra dica para reduzir os impactos do isolamento social nas crianças tem a ver com a participação dos pequenos na rotina da casa. Incluir os filhos em atividades como faxina, organização das refeições e arrumação do guarda-roupa ajudam a preencher o espaço vago das crianças e ainda são ótimas oportunidades da família se reunir e trabalhar em conjunto.

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como minimizar os impactos do isolamento social nas crianças. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre temas relacionados à educação, acompanhe as futuras postagens do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This