Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba como dar autonomia para o seu filho sem perder os limites

autonomia

Dar autonomia para os filhos não é uma tarefa simples para os pais. A proteção e o medo que o filho se decepcione são alguns dos fatores que deixam os pais preocupados sempre que o assunto autonomia entra em questão. Além disso, há um receio que o filho com muita autonomia não consiga respeitar os limites estabelecidos pela família.

Primeiro, é importante que os pais reconheçam a importância da autonomia para o desenvolvimento dos filhos. Esse processo não está relacionado somente com a habilidade dos pequenos realizarem certas coisas do dia a dia sem o auxílio de um adulto.

A autonomia tem ligação direta com o desenvolvimento da consciência moral do jovem, pois ela permite que o filho faça escolhas, tome decisões e busque os seus objetivos, tendo como base os valores e os limites ensinados pela família.

Na sequência deste artigo, iremos apresentar algumas dicas de como dar autonomia para o seu filho sem perder os limites. Confira!

Veja como estimular a autonomia na primeira infância

Os pais não querem que os filhos passem por muitas frustrações durante a vida, essa é uma proteção natural. Porém, todos sabem que é impossível evitar que isso aconteça e quanto melhor preparados os filhos estiverem, mais fácil será para eles superarem esses momentos difíceis.

Por isso, dar autonomia desde a infância é fundamental para a formação das crianças. Dependendo da faixa etária, os pais podem inserir alguns hábitos na rotina que ajudam a estimular a independência do filho.

Com as crianças de dois anos, por exemplo, os pais podem incentivá-las a se alimentarem sozinhas, claro que com uma supervisão de um adulto para evitar situações perigosas. Ensinar os pequenos a irem ao banheiro também é uma forma importante de desenvolver a autonomia nos primeiros anos de vida.

Apesar dessas serem ações necessárias para a formação das crianças, muitas famílias insistem em dar comida na boca da criança e prolongam o desfralde com receio das consequências desta autonomia.

Com uma supervisão contínua, esses passos acabam sendo dominados pelas crianças com certa rapidez, contribuindo para que elas se adaptem melhor ao ambiente escolar, que por si só já exige autonomia dos alunos.

Permita que seu filho tome pequenas decisões

Na ânsia de repassar limites para os filhos, é comum os pais impedirem que os pequenos tomem algumas decisões por acreditarem que essa liberdade pode fazer com que o filho não respeite as imposições da família.

Mas, é importante enfatizar que dar autonomia não quer dizer que o seu filho não seguirá os limites estabelecidos. No dia a dia, é essencial que os pais insiram as crianças em algumas situações que as estimulem a tomar pequenas decisões.

Por exemplo, permitir que a criança escolha a roupa que vai usar para sair com a família ou pedir para o filho escolher em qual lugar do quarto ele irá organizar os seus brinquedos são atitudes simples, mas que fazem uma grande diferença no desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade das crianças, pois elas percebem que são responsáveis por determinadas decisões.

Com o tempo, o seu filho irá começar a analisar com mais calma as suas escolhas, ponderando os prós e contras que elas podem ter. Essa é uma atitude importantíssima para o desenvolvimento dos jovens.

Você conferiu no artigo de hoje dicas rápidas e simples de como dar autonomia para o seu filho sem perder os limites. Aproveitamos para te convidar para ler em nosso blog o post que apresenta atividades educativas para fazer com os filhos no final de semana.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This