Paste your Google Webmaster Tools verification code here
O bullying é um dos problemas atuais que mais preocupam as famílias e os educadores. A prática já bastante conhecida no segmento educacional vem se tornando ainda mais complexa nos últimos anos com o surgimento do cyberbullying e dos desdobramentos que levam as vítimas a casos de depressão e ansiedade, podendo promover uma revolta bastante perigosa.
Diminuir as práticas de bullying no ambiente escolar e na internet é um dos principais objetivos dos educadores e dos pais atualmente. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais desde a infância ajuda e muito neste processo, pois a empatia e o colocar-se no lugar do outro são ações que ajudam a formar jovens capazes de respeitar as diferenças, mantendo um convívio saudável com os colegas.
Na sequência deste artigo, vamos mostrar como as habilidades socioemocionais são importantes tanto para a formação integral dos alunos quanto para a diminuição das práticas de bullying. Confira!
Quando uma escola se propõem a compartilhar com os pais o desafio de formar os alunos de maneira integral, ela passa a enxergar os estudantes muito além das suas notas nas provas e nos trabalhos acadêmicos, as emoções e os sentimentos dos alunos ganham um espaço especial.
É neste cenário que as habilidades socioemocionais surgem como uma das formas mais eficazes de diminuir as práticas de bullying no ambiente escolar. Os educadores trabalham com o estudante competências relacionadas ao seu íntimo (intrapessoal) e também a visão do aluno perante a sociedade (interpessoal). Todo esse trabalho é pautado pelos professores levando em consideração os valores éticos, sociais e emocionais essenciais para a formação integral.
As habilidades emocionais estão diretamente ligadas a forma como reagimos às diversas situações do dia a dia. Com os alunos, elas podem ser trabalhadas em diferentes atividades, mostrando para eles, por exemplo, a importância de saber ganhar e perder, de ser responsável pelas suas ações e de se manter autoconfiante, respeitando sempre as diferenças.
Outro ponto fundamental para formar jovens conscientes de seu papel na sociedade é por meio do desenvolvimento das habilidades sociais, que estão relacionadas à forma como cada estudante interage com o mundo ao seu redor. Também durante a rotina escolar, os educadores conseguem desenvolver a cooperação entre os estudantes, a comunicação e a resolução de conflitos sem brigas, prezando sempre pelo diálogo.
No desenvolvimento das habilidades voltadas para os valores éticos, podemos destacar a importância dos estudantes, desde a Educação Infantil, estarem inseridos em um ambiente no qual o respeito, a tolerância, a empatia e a aceitação das diferenças são valorizadas e praticadas diariamente nas relações.
Vimos no tópico acima que as habilidades socioemocionais despertam nos alunos sentimentos e valores que são essenciais para a formação de cidadãos de bem. Ao internalizar esses pontos, os estudantes conseguem fortalecer o seu autoconhecimento e sua compreensão social. Essas capacidades propõem aos alunos que eles abandonem os seus preconceitos, passando a compartilhar a solidariedade e o respeito ao próximo.
Esse novo olhar sobre a sua própria história e a empatia com o próximo são aspectos que ajudam a reduzir na prática as ações de bullying no colégio e na internet. É um trabalho que precisa ser desenvolvido durante todo o período de formação do aluno, sempre com uma parceria entre os pais e a escola.
Para ampliar os seus conhecimentos sobre as relações estabelecidas entre os jovens, veja também em nosso blog o post que mostra como a baixa autoestima pode comprometer o aprendizado dos adolescentes.
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017