Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba como ajudar seu filho a montar um plano de estudos eficiente

organizar

Cada aluno possui o seu próprio perfil de estudante. Uns são bastante organizados e conseguem equilibrar bem a rotina de provas, revisões e trabalhos. Mas, também há alunos que apresentam muitas dificuldades para manter um bom fluxo de estudos. Nesses casos, o apoio do professor e dos pais é importante para que a criança ou o jovem aprenda a criar e seguir um plano, característica essencial para a futura vida adulta.

Quando o aluno não consegue se organizar nas tarefas em casa, deixando sempre as lições para última hora ou se perde com as datas dos trabalhos a serem entregues, é interessante que os pais observem em quais pontos o filho precisa melhorar. Algumas questões podem contribuir para esse perfil, como falta de atenção, distração, procrastinação e até ansiedade.

Para ajudar o seu filho a superar esses desafios e seguir um plano de estudos eficiente, listamos algumas dicas para você começar a aplicar hoje mesmo em casa. Confira!

Torne a organização um hábito

Uma das principais características dos alunos que apresentam dificuldades para estudar em casa é a desorganização. Um exemplo bem comum é quando a criança termina de realizar a lição e deixa todos os materiais espalhados pelos cômodos. Por conta disso,

esquecer os livros e cadernos em casa acaba acontecendo com bastante frequência,  prejudicando a participação do seu filho na aula.

Para evitar esses problemas e, ao mesmo tempo, valorizar a organização é importante que os pais separem alguns minutos para ajudar o filho na arrumação do material escolar. Sempre que a criança terminar as atividades, a incentive a organizar a mochila pensando nas aulas do dia seguinte.

Aos poucos, o seu filho perceberá que organizar os materiais escolares o ajuda a ser mais produtivo durante as lições de casa e também na sala de aula, evitando a ansiedade ao ter que procurar um material quando está atrasado para ir ao colégio.

Crie um plano de estudos junto com o seu filho

A rotina das crianças e dos jovens é repleta de tarefas. Além da escola, muitos realizam atividades extracurriculares, como esportes, aulas de idiomas, entre outras. Quando chegam em casa, é comum os filhos optarem pela diversão ou pelo descanso. No entanto, é preciso equilibrar esse período em casa, pois sempre há lições, trabalhos ou conteúdos para serem estudados para as provas.

Por isso, para que o seu filho tenha tempo para estudar, se divertir e descansar, é fundamental criar um plano. Para desenvolver esse planejamento, pais e filhos devem trabalhar juntos.

O primeiro passo é  pedir para o filho listar todas as atividades que ele realiza durante o dia. Depois, os pais podem analisar a rotina do filho e dar a ele dicas de como otimizar o seu tempo.

A próxima etapa consiste na elaboração do planejamento. É importante que os pais destaquem o momento dos estudos em casa como algo essencial para o desenvolvimento dos filho. Por isso, vale perguntar para a criança ou jovem qual o horário do dia ele está mais disposto e concentrado. Por exemplo, se a criança estuda de manhã e faz alguma atividade no início da tarde, não é interessante deixar o horário do estudo para depois do jantar, pois certamente o seu filho estará cansado e com sono.

Após alinhar os horários, é importante incluir no plano procedimentos e habilidades fundamentais para que seu filho aprimore a produtividade nos estudos. Para isso, vale dar dicas de organização do material pedagógico e agenda escolar, listando todas as datas para entrega das atividades e as etapas para conclui-las no prazo.

No início, a participação dos pais para o cumprimento do plano de estudos é muito importante. Mas, com o passar do tempo, o seu filho irá internalizar esses procedimentos, reconhecendo as melhorias que o planejamento trouxe para a sua vida escolar.

Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a educação de crianças e jovens, veja também em nosso blog o post que traz dicas de como identificar se o seu filho está crescendo dependente da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This