Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Saiba como a formação integral pode transformar o futuro dos estudantes

formaçao integral

A escola compartilha com a família a missão de formar jovens cidadãos educados, preparados para os desafios da vida adulta, íntegros, éticos e que respeitem as diferenças e as pessoas. Esse é um trabalho complexo, que envolve uma série de etapas.

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a formação integral não se limita ao repasse de conteúdos pedagógicos. O foco da formação integral é preparar os alunos para que eles possam transformar o seu próprio futuro, dando a eles a chance de escolher, de forma consciente, os caminhos que desejam percorrer na sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre esse conceito e o seu poder transformador na vida de crianças e jovens. Confira!

O que é formação integral?

Bom, de forma resumida, podemos dizer que a formação integral visa garantir o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. A construção dessa formação acontece de maneira coletiva, envolvendo os próprios alunos, os educadores, a família e a comunidade escolar.

Sendo assim, é fundamental que a formação integral esteja presente desde a Educação Infantil, garantindo o desenvolvimento da criança em uma das fases mais enriquecedoras, que é a infância. Posteriormente, quando os estudantes chegam no Ensino Fundamental, a formação integral é trabalhada de forma mais ampla, envolvendo:

  • As relações humanas
  • Os aspectos da racionalidade ou cognição
  • Relevância às artes em geral
  • Desenvolvimento de dimensões afetivas
  • Princípios e valores
  • Bem-estar do indivíduo

Conheça o poder transformador da formação integral do aluno

Agora que já abordamos o significado desse conceito, vamos entender como a formação integral pode na prática transformar o futuro dos estudantes. As escolas que adotam esse ideal em seu dia a dia oferecem, além dos conteúdos do currículo mínimo, uma série de outras atividades para ampliar os conhecimentos dos alunos, como Artes Plásticas, Hora do Conto, Rodas de Leitura, Música, Teatro, Projetos de Estudo e Pesquisa, além de Viagens de Estudos do Meio.

Todas essas práticas, somadas a uma formação pedagógica completa e uma educação baseada em valores sólidos, levará a formação integral dos alunos e ao estabelecimento de vínculos entre o Ser, o Sentir, o Pensar e o Fazer.

No futuro, o estudante que teve acesso a formação integral poderá escolher os caminhos que deseja percorrer, pois as oportunidades serão diversas e ele saberá decidir com clareza quais são as melhores para os seus objetivos. Isso é possível graças ao autoconhecimento adquirido durante a sua formação e também ao suporte oferecido pela parceria escola-família, que visa preparar os jovens para os desafios do mundo atual.

Vimos que a formação integral proporciona para os estudantes uma visão mais ampla e oferece a eles uma preparação diferenciada, que contempla o conhecimento, as  habilidades, as emoções e as atitudes, dando a esses alunos a chance de serem o que quiserem no futuro.

Se você quer que o seu filho tenha acesso a uma formação integral de qualidade, entre em contato conosco e conheça a filosofia e a proposta pedagógica do Colégio Marupiara.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This