Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Retorno presencial ao espaço físico da escola: qual o papel e a responsabilidade da família?

retorno

O retorno às aulas presenciais é um dos assuntos mais abordados nos últimos meses por toda a comunidade escolar. Desde o final do março, milhares de estudantes tiveram que adotar o chamado ensino remoto por conta da pandemia do novo coronavírus. Essa foi uma das medidas para evitar a disseminação do vírus entre crianças e jovens, o que poderia tornar o número de casos ainda mais expressivo em todo o país.

Mas, desde que a pandemia começou a mostrar uma desaceleração o retorno presencial ao espaço físico da escola voltou a ser pauta entre os governos. Para essa volta, uma série de cuidados e medidas sanitárias precisam fazer parte do dia a dia dos alunos nesse novo normal.

As escolas são as responsáveis por garantir que esses novos protocolos sejam colocados em prática e seguidos por todos durante o período de aulas. Mas, qual é o papel e a responsabilidade das famílias nesse retorno presencial?

Se você também quer saber mais sobre como será essa parceria escola-família, continue acompanhando esse artigo e veja como a participação dos pais é essencial para um retorno mais tranquilo e acolhedor.

Conheça todos os protocolos adotados pela instituição de ensino

Uma das responsabilidades das famílias nesse processo de retorno presencial tem a ver com o conhecimento que os pais têm sobre os protocolos que serão adotados pela instituição de ensino. Por se tratar de uma experiência nova para todos, é comum que haja dúvidas e saná-las é importante para que educadores, alunos e famílias se sintam seguros e prontos para esse retorno.

Por isso, é importante que os pais analisem com calma todas as comunicações que a escola enviar sobre os protocolos sanitários que farão parte da rotina dos filhos. Além disso, é fundamental entender como deve ser o comportamento dos alunos para que tudo aconteça como o planejado pela instituição de ensino.

Utilização de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social são algumas das medidas desse novo normal que os pais devem saber exatamente como funcionarão na prática. Entender como será o intervalo, as atividades esportivas e a organização das salas de aula também é muito importante.

Não tenha receio de perguntar aos educadores e gestores sobre esses protocolos. Esclareça suas dúvidas para que você possa explicar ao seu filho os novos processos, mostrando como a contribuição dele é fundamental para que o retorno seja seguro e cuidadoso para todos.

Converse com o seu filho sobre o retorno presencial

Depois da família conhecer todos os protocolos sanitários adotados pela escola e quais os itens ela terá que disponibilizar para a segurança do filho, como máscaras durante todo o período escolar, chegou o momento de preparar o aluno para esse retorno.

Foram mais de sete meses no ensino remoto e é normal que os estudantes estejam ansiosos para o retorno presencial ao espaço físico da escola. Além da vontade de rever os amigos e professores, há também o medo do contágio. Esse mix de emoções pode deixar o aluno ainda mais tenso, então, para evitar que o retorno seja algo angustiante é interessante ir preparando o seu filho para esse novo normal.

Converse sobre os novos protocolos e fale da importância de segui-los para que todos fiquem bem. Também dê espaço para que o seu filho fale quais são os seus receios nesse retorno às aulas presenciais. Esse é um momento de incertezas e o apoio da família e de toda a comunidade escolar é fundamental para que o aluno se sinta protegido.

No artigo de hoje, mostramos qual o papel e a responsabilidade da família no retorno presencial ao espaço físico da escola. Para continuar por dentro das dicas sobre educação de crianças e jovens não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This