Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Qual o papel dos pais na formação do caráter dos filhos?

papel dos pais na formacao do carater

Antes mesmo do nascimento da criança, os pais já têm uma série de preocupações, que envolvem a saúde, a educação e a formação do caráter da criança e do futuro cidadão. A realidade em que vivemos, repleta de problemas de honestidade, violência e corrupção, tornam ainda mais difícil a missão dos pais de transmitir e internalizar em seus filhos valores morais e éticos sólidos

A formação do caráter dos filhos começa ainda nos primeiros meses de vida da criança, por isso, a família assume um papel importantíssimo nesse processo. É durante a primeira infância que o indivíduo passa pela fase mais importante e significativa de aprendizagem. Neste momento, a criança aprende, por intermédio da família, sobre o que é certo e o que é errado, além de ter contato com valores, crenças e princípios transmitidos em casa.
A formação do caráter do filho é realmente muito importante para toda a família e no artigo a seguir, iremos ressaltar o papel essencial que os pais assumem na formação do caráter do futuros cidadãos. Confira!

Por que a  formação do caráter é tão importante?

O caráter é uma característica presente em todos os seres humanos. Ele é formado por meio de hábitos e relações, sejam elas positivas ou negativas. Formar uma pessoa com bom caráter é imprescindível, pois essa característica pessoal está diretamente relacionada ao modo como o indivíduo pensa, sente e reage nas mais diferentes situações da vida.

Qual a participação dos pais nesse processo?

Os pais são os primeiros agentes responsáveis pela socialização da criança e por isso têm a incumbência de apresentar para o filho os grupos sociais nos quais ele conviverá, dando a criança o suporte necessário para que ela possa compreender a dinâmica de comunicação e interação das relações sociais.

Durante essa fase, os pais repassam os valores importantes que fazem parte dos princípios da civilidade e do respeito. Essa transmissão permite que as crianças estabeleçam as suas próprias ideias e conceitos sobre o mundo, o que é fundamental no processo de formação do caráter.

Atitudes da família que interferem na formação do caráter da criança

Durante a infância, as crianças têm os pais e os membros da família como exemplo a seguir. Por isso, é importante para a formação do caráter dos filhos que toda a família mantenha boas atitudes e hábitos dentro de casa e fora dela também. As crianças precisam vivenciar ações que promovam o respeito e a solidariedade com o próximo, assim, esse comportamento é internalizado com mais facilidade pelo pequeno, sendo uma das características presentes em seu caráter.

A família tem a possibilidade de atuar diretamente na construção do caráter dos filhos e essa missão deve ser encarada com seriedade por todos, pois os exemplos negativos, como ações de desrespeito e antiética, também poderão ser seguidos pelas crianças, influenciando negativamente na formação do seu caráter.

Parceria escola-família

Como abordado anteriormente, são os pais e os membros da família os primeiros responsáveis pela constituição do caráter da criança. Posteriormente, os familiares recebem o apoio dos educadores quando a criança ingressa na escola. Por isso, é essencial que o colégio e a família compartilhem dos mesmos valores e ideais, selando uma parceria de sucesso na formação do caráter dos futuros cidadãos do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This