Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Quais serão os próximos desafios da educação até o final da pandemia?

futuro

Boa parte das escolas pelo país seguem com as aulas presenciais suspensas devido a pandemia do novo coronavírus. Em algumas regiões do Brasil, como em Manaus, as aulas foram retomadas seguindo uma série de protocolos sanitários estabelecidos pelo Estado. Entretanto, apesar da retomada local, a educação no Brasil terá de enfrentar ainda muitos desafios até o final da pandemia.

Essas questões envolvem pais, alunos, professores e todos os membros da comunidade escolar. Por isso, conhecer e debater os desafios da educação é importante, visando garantir o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes de forma segura.

A seguir, reunimos alguns pontos relevantes e que podem ser considerados os próximos desafios da educação até o final da pandemia da Covid-19. Confira!

Como será a continuidade do ano letivo?

A incerteza sobre a retomada das aulas presenciais é, sem dúvidas, uma das questões mais debatidas nesta fase da pandemia. Em Estados como São Paulo, por exemplo, há datas pré-estabelecidas pelo governo para a volta às aulas: 8 de setembro, nas regiões da fase amarela há pelo menos 28 dias, mas somente para a realização de atividades de reforço escolar, tutoria e atividades esportivas, e 7 de outubro, para as demais atividades. Contudo, ainda existem pontos a serem definidos antes desta retomada.

O governo estabeleceu algumas metas que terão que ser cumpridas para que a volta às aulas aconteça dentro do previsto, levando em consideração a saúde e a segurança dos alunos e da comunidade escolar. Em São Paulo, o plano de retomada das aulas presenciais deverá ser realizado em três fases, iniciando com 35%, passando em seguida a 70%, até chegar a 100% dos estudantes na escola.

Mas, sem saber ao certo como será a continuidade do ano letivo, as escolas têm que se preparar para garantir um ensino de qualidade independentemente da modalidade. Estudar as melhores medidas para uma retomada segura das aulas presenciais, bem como a melhor maneira de estabelecer o sistema híbrido de ensino-aprendizagem são os grandes desafios dos colégios até o final da pandemia.

Como garantir uma aprendizagem significativa aos alunos até o fim da pandemia?

Caso o ensino remoto seja mantido até o término do ano letivo ou mesmo o sistema híbrido de ensino-aprendizagem seja a principal alternativa para a retomada parcial das aulas presenciais, as instituições de ensino terão que focar os seus esforços para garantir que os alunos tenham uma aprendizagem significativa em todos os ciclos.

Por mais que esse seja um ano totalmente atípico para a educação a nível mundial, preencher as lacunas essenciais para a formação dos alunos continua sendo essencial, evitando a defasagem nas séries subsequentes.

Quais mudanças a pandemia já está gerando no perfil dos alunos?

Outro desafio da educação até o final da pandemia é entender as mudanças que esse período pode ter gerado no perfil dos alunos. Pela primeira vez, crianças e jovens passaram tanto tempo no ensino remoto. A adaptação a esse “novo normal” pode ter levado os alunos a adotarem novos hábitos e comportamentos em relação aos estudos.

A utilização de ferramentas online, por exemplo, deve ser mantida mesmo após o término da pandemia, pois elas se tornaram grandes aliadas dos estudantes durante a quarentena. Além disso, outra mudança que já pode ser observada entre os alunos é a maior autonomia nos estudos. Por mais que os professores se façam presentes nas atividades remotas, os jovens passaram a buscar soluções e realizar mais tarefas de forma autônoma.

Além disso, a pandemia reduziu a dinâmica de trabalhos em grupo, o que pode ter gerado um maior interesse dos alunos pelas tarefas individuais. Reconectá-los com a importância das atividades em equipe, estimulando ações coletivas e colaborativas, também é um dos desafios da educação até o fim da pandemia do novo coronavírus.

Se você gostou deste artigo e quer continuar por dentro das novidades e dicas sobre a educação de crianças e jovens, acompanhe as próximas publicações do nosso blog. Aproveite e siga-nos também nas redes sociais!

Pin It on Pinterest

Share This