Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Preparação para o vestibular: como aliar estudo e descanso nas férias?

vestibular

As férias de julho representam um momento de descanso e diversão para os estudantes, sendo uma pausa fundamental para eles recarregarem as energias para o próximo semestre. Mas, para muitos adolescentes que irão prestar vestibular esse ano a história é um pouco diferente.

O período de férias escolares costuma ser utilizado pelos jovens para intensificar os estudos focados no vestibular. Mas, será que apenas estudar é o mais saudável? É possível unir descanso e preparação para o vestibular nas férias? Viagens e passeios com os amigos podem atrapalhar os estudos?

Para responder a essas e outras dúvidas, reunimos na sequência deste artigo dicas de como manter o equilíbrio e aproveitar as férias escolares da melhor forma possível.

Organize a rotina

O primeiro passo para unir estudos e descanso nas férias é a organização da rotina. Como não haverá aulas regulares, é importante que o jovem programe bem os seus dias de “folga” para poder descansar e ao mesmo tempo manter a preparação para o vestibular.

Os horários para dormir e acordar devem ser definidos, claro que com uma flexibilidade maior do que no período de aula. Mas, é importante dormir oito horas diárias para não se sentir cansado e sem disposição para se divertir e estudar.

Inclua passeios e encontros com os amigos na programação. Separe cerca de 2 a 3 horas do seu dia para focar nos estudos. Aproveite os finais de semana para “arejar” a cabeça, seja em uma viagem ou mesmo assistindo à filmes e peças teatrais.

Priorize as dificuldades

Durante a preparação para o vestibular, é comum o jovem apresentar dificuldades em assuntos específicos. Antes de se desesperar por conta desse impasse, a dica é utilizar os momentos livres nas férias para retomar esses conteúdos.

Faça pesquisas, consulte seus amigos e realize exercícios que possam te ajudar a superar essa dificuldade. Por ser um período mais calmo, as férias são ideais para o jovem abrir a mente para novos conhecimentos.

Grupos de estudo são boas opções para se preparar para o vestibular e se divertir nas férias

Como mencionado no início, encontrar os amigos nas férias é fundamental para se divertir e relaxar. Mas, essa reunião também pode ser utilizada como parte da preparação para o vestibular.

Como muitos adolescentes estão passando por esse momento, nada melhor do que todos se unirem em prol dos objetivos em comum. Sendo assim, uma dica interessante é criar um grupo de estudos, no qual será debatido uma disciplina por encontro.

Assim, todos têm a chance de rever os principais conteúdos exigidos nos vestibulares e trocar experiências. Depois do estudo, os jovens podem fazer um passeio ou mesmo organizar um lanche especial para descontrair.

Mostramos que é possível unir diversão e estudos para o vestibular durante as férias, basta ter uma boa organização e manter o foco no objetivo principal do ano: a aprovação.

Aproveite e veja também em nosso blog o post que indica sites, jogos e aplicativos que ajudam na preparação para o ENEM.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This