As férias de julho representam um momento de descanso e diversão para os estudantes, sendo uma pausa fundamental para eles recarregarem as energias para o próximo semestre. Mas, para muitos adolescentes que irão prestar vestibular esse ano a história é um pouco diferente.
O período de férias escolares costuma ser utilizado pelos jovens para intensificar os estudos focados no vestibular. Mas, será que apenas estudar é o mais saudável? É possível unir descanso e preparação para o vestibular nas férias? Viagens e passeios com os amigos podem atrapalhar os estudos?
Para responder a essas e outras dúvidas, reunimos na sequência deste artigo dicas de como manter o equilíbrio e aproveitar as férias escolares da melhor forma possível.
Organize a rotina
O primeiro passo para unir estudos e descanso nas férias é a organização da rotina. Como não haverá aulas regulares, é importante que o jovem programe bem os seus dias de “folga” para poder descansar e ao mesmo tempo manter a preparação para o vestibular.
Os horários para dormir e acordar devem ser definidos, claro que com uma flexibilidade maior do que no período de aula. Mas, é importante dormir oito horas diárias para não se sentir cansado e sem disposição para se divertir e estudar.
Inclua passeios e encontros com os amigos na programação. Separe cerca de 2 a 3 horas do seu dia para focar nos estudos. Aproveite os finais de semana para “arejar” a cabeça, seja em uma viagem ou mesmo assistindo à filmes e peças teatrais.
Priorize as dificuldades
Durante a preparação para o vestibular, é comum o jovem apresentar dificuldades em assuntos específicos. Antes de se desesperar por conta desse impasse, a dica é utilizar os momentos livres nas férias para retomar esses conteúdos.
Faça pesquisas, consulte seus amigos e realize exercícios que possam te ajudar a superar essa dificuldade. Por ser um período mais calmo, as férias são ideais para o jovem abrir a mente para novos conhecimentos.
Grupos de estudo são boas opções para se preparar para o vestibular e se divertir nas férias
Como mencionado no início, encontrar os amigos nas férias é fundamental para se divertir e relaxar. Mas, essa reunião também pode ser utilizada como parte da preparação para o vestibular.
Como muitos adolescentes estão passando por esse momento, nada melhor do que todos se unirem em prol dos objetivos em comum. Sendo assim, uma dica interessante é criar um grupo de estudos, no qual será debatido uma disciplina por encontro.
Assim, todos têm a chance de rever os principais conteúdos exigidos nos vestibulares e trocar experiências. Depois do estudo, os jovens podem fazer um passeio ou mesmo organizar um lanche especial para descontrair.
Mostramos que é possível unir diversão e estudos para o vestibular durante as férias, basta ter uma boa organização e manter o foco no objetivo principal do ano: a aprovação.