Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Por que os pais devem aprender sobre tecnologia na quarentena?

aprender tecnologia

O distanciamento social, devido a pandemia da Covid-19, tem mudado por completo a rotina das famílias brasileiras. Hoje, os filhos estão estudando de casa e muitos pais também adotaram o trabalho home office. Esse novo formato requer organização, dedicação e conhecimentos específicos para que o período da quarentena seja produtivo e sem estresse.

Os pais enfrentam o desafio de trabalhar, organizar a casa, cuidar dos filhos e ajudá-los com as atividades escolares. Para as crianças e jovens, essa nova modalidade também pode gerar conflitos e dificuldades de adaptação.

Para auxiliar os filhos nesse período de quarentena, os pais precisam estar antenados aos recursos tecnológicos utilizados diariamente pelos alunos, assim será possível auxiliá-los e ainda ampliar os conhecimentos durante essa fase remota.

A seguir, listamos alguns motivos que mostram porque os pais devem aprender sobre tecnologia na quarentena. Confira!

Utilize a tecnologia para se aproximar da realidade do seu filho

O primeiro ponto que mostra a importância dos pais aproveitarem a quarentena para aprender sobre tecnologia tem a ver com a aproximação gerada nessa etapa de aprendizado. Uma dica interessante é pedir para o seu filho te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo.

Por exemplo, convide o jovem para te mostrar os aplicativos do momento e como utilizá-los. Aprender sobre as redes sociais também é importante, afinal os alunos passam boa parte do tempo nesses canais. Além de ampliar os conhecimentos dos pais sobre o universo digital que está cada vez mais presente em nossa rotina, essa é uma forma eficaz de se aproximar dos filhos e conhecer melhor o que eles fazem atrás das telas dos smartphones e computadores.

Pais antenados ajudam a motivar os alunos

Em tempos de aulas online, é importante que os pais saibam como está acontecendo o processo de ensino-aprendizagem dos filhos. Por isso, é interessante conhecer as ferramentas utilizadas para as atividades remotas, os aplicativos para estudo e a forma como os jovens estão organizando a rotina nesses canais.

Ao conhecer os recursos tecnológicos utilizados diariamente pelos filhos, os pais poderão acompanhar de perto as aulas online e as atividades. Com essa participação ativa, os alunos ficarão mais motivados a darem o melhor de si, ampliando o interesse pelos estudos.

Apresente ao seu filho novos recursos tecnológicos para educação

Como mencionado no início, o “novo normal” tem impactado a rotina de todos. Por isso, tanto os jovens quanto os adultos estão passando por descobertas contínuas. Aprender sobre tecnologia na quarentena é essencial para que os pais se mantenham atualizados e possam auxiliar os filhos nesse processo de transformação.

Ao entrar para esse universo, os pais podem pesquisar e testar ferramentas que ajudam crianças e jovens a organizarem os estudos em casa. Depois, a família pode separar um período do dia para explorar esses recursos e pensar como os filhos podem adotá-los na rotina de estudos.

Hoje, abordamos a importância de os pais aprenderem sobre tecnologia durante a quarentena, principalmente para auxiliar os filhos nesse processo de mudança. Aproveite e confira também em nosso blog o post que mostra como estudar em casa com ferramentas para ensino remoto.

Pin It on Pinterest

Share This