Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Perfil do docente do século XXI

docente do seculo XXI

A educação evolui conforme as mudanças ocasionadas nas pessoas e no ambiente no qual está sendo promovido o processo de ensino-aprendizagem. Na última década, os principais influenciadores para a mudança de perfil dos docentes foram os próprios alunos. Os avanços tecnológicos dos últimos anos, fizeram com que os alunos mantivessem uma postura ativa fora do contexto escolar, chegando à sala de aula com diversas informações e julgamentos.

Essa nova postura dos estudantes está levando a uma evolução na educação mundial. Hoje, as escolas não podem restringir o papel dos professores a meros transmissores de conteúdos. O docente do século XXI tem que valorizar as experiências pessoais dos alunos, unindo o conteúdo trabalhado em sala de aula a contextos autênticos, propiciando o aprendizado além dos muros da escola.

Além dessa aproximação com a realidade dos alunos, outras importantes demandas se apresentam hoje como essenciais para quem está à frente de uma sala de aula. Confira a seguir as principais características do perfil do docente do século XXI.

Boa formação acadêmica e cultural

A qualificação e a renovação dos conhecimentos dos professores sempre foram uma premissa para se alcançar a excelência acadêmica. Nos dias de hoje, os docentes precisam apresentar um vasto reportório cultural pedagógico e metodológico para os seus alunos, pois são eles, em parceria com as famílias, os responsáveis por entusiasmar, motivar, orientar e ensinar os estudantes sobre os mais diversos assuntos, indo muito além dos conteúdos acadêmicos.

Segundo Angela Maria Martins, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), em entrevista a Revista Escola, “para promover a aprendizagem dos alunos, é fundamental desenvolver-se continuamente: olhar para a própria trajetória profissional, perceber falhas, saber o que ainda falta aprender e assumir o desafio de ser melhor a cada dia”, pondera a educadora.

Utilização das novas tecnologias

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos professores no processo de ensino. No entanto, para fazer o bom uso desses recursos, é preciso conhecê-los e inseri-los de forma planejada nas aulas. A utilização de computadores, tablets e demais dispositivos em sala de aula, possibilita a criação de ambientes de aprendizagem em que os alunos conseguem pesquisar, fazer antecipações e simulações, confirmar ideias, experiências e criar soluções.

Diante desses benefícios, os professores têm o papel de ensinar o estudante a se apropriar das novas linguagens e a fazer o uso adequado da tecnologia dentro e fora do ambiente escolar. Essa incumbência só pode ser gerida por docentes que tenham conhecimentos sobre essas novas ferramentas, muitas vezes, adquiridos em formações complementares à graduação.

Trabalho em equipe

Assim como em outras áreas, o trabalho em equipe é essencial para os docentes do século XXI. Compartilhar experiências com outros educadores e estar sempre aberto a aprender, até mesmo com os próprios alunos, é importante para que os professores aprimorem suas práticas em sala de aula.

De acordo com o pesquisador e professor português António Nóvoa, em entrevista a Revista Nova Escola, saber trabalhar em equipe é uma característica essencial para os professores nos dias de hoje. “São as equipes de trabalho que vão consolidar sistemas de ação coletiva no seio do professorado. Não se trata de adesões ou ações individuais, mas da construção de culturas de cooperação. O esforço de pensar a profissão em grupo implica a existência de espaços de partilha além das fronteiras escolares”, afirma.

Ainda segundo Nóvoa, “trata-se da participação em movimentos pedagógicos, da presença em dinâmicas mais amplas de reflexão e da intervenção no sistema de ensino. No passado, esses movimentos tiveram um papel insubstituível na afirmação social da classe. Hoje, são decisivos para a renovação”, conclui o professor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This