Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Onde estudar? Ainda dá tempo de fazer uma boa escolha

onde ir

Janeiro não é tarde demais para matrículas. Se você teve o desejo de mudar seu filho de escola no ano passado, aproveite este período para resolver isso

Dezembro, como sempre, é uma correria: férias, confraternizações, natal, ano novo… ufa! Chegamos a janeiro e você ainda está em dúvida se seu filho deve continuar na mesma escola. Aproveite este mês mais tranquilo e procure outras opções. Embora os estudantes estejam de férias, as escolas estão voltando às suas atividades, pois é tempo de organizar e planejar um novo ano letivo.

Isso quer dizer que, certamente, toda a área administrativa e os gestores da parte pedagógica estarão lá para te receber, apresentar a proposta pedagógica, negociar valores, mostrar a instituição e realizar sondagens. Não passe um ano inteiro angustiado por não ter procurado outras opções de escola para seu filho.

Por onde começar

Você deve ter na cabeça algumas escolas pelas quais se interessa. Comece por elas. Liste-as e faça uma busca na internet. Analise o site, as redes sociais, o blog e a opinião de outros pais. Em geral, nesses canais, você consegue algumas informações, além de elogios e críticas.

Converse com famílias que já têm seus filhos lá. Do que eles gostam e não gostam nessa escola? O que eles dizem faz sentido para você? É o que você busca na educação escolar para seu filho? Fique atento à opinião de quem já passou por essa instituição e hoje já não está mais lá. Por que saiu? Ouça e faça a sua avaliação, não se deixando influenciar por experiências muito particulares.

Envolva seu filho

Apresente as opções a seu filho. É importante que ele participe dessa escolha. Mesmo as crianças muito pequenas têm condições de ajudar nesse momento. Leve-o às visitas que você fizer para conhecer o espaço e repare na reação dele. Ele aprecia os espaços? Interage bem com as pessoas que atendem vocês? Encanta-se pelas propostas apresentadas?

Após as visitas, converse com ele e o faça refletir sobre essa mudança. Apresente os aspectos que o levaram a propor uma nova escolha e peça ajuda para fazer essa seleção. Afinal, é ele quem vai ter de encarar esse novo desafio.

Alinhada a seus valores

Atenção! Seu desejo de trocar seu filho de escola pode ser grande, mas não vale tudo. É fundamental que a nova instituição esteja de acordo com o que você prega em casa. Depois de ver preço, localização e proposta, entenda se ela está alinhada com seus valores. O que isso significa? Apenas para citar um exemplo: não procure uma escola religiosa se você não concorda com aquela religião. Aproveite o momento mais tranquilo do ano e faça uma boa escolha para seu filho.

Pin It on Pinterest

Share This