Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

O que esperar do “novo normal” nas escolas?

novo normal

Há alguns meses, o termo “novo normal” ganhou destaque por representar um pouco do que seria a retomada da rotina durante a pandemia do novo coronavírus. Muitas atividades já voltaram a operar seguindo uma série de normas sanitárias que visam garantir a segurança das pessoas e reduzir as chances de disseminação do vírus.

Entretanto, as escolas não fazem parte desse grupo de atividades que foram retomadas no país. Apenas em algumas cidades as aulas voltaram seguindo o novo normal. Ainda há muitas dúvidas em relação a esse processo. O que esperar dessa nova realidade nas escolas?

Se você também tem essa e outras dúvidas sobre o novo normal e os impactos que ele terá na educação, continue acompanhando esse artigo até o fim, pois iremos compartilhar algumas reflexões relevantes sobre o tema.

Organização será fundamental no novo normal

Como mencionado no início, muitas atividades já retornaram seguindo regras de distanciamento e higiene. O debate sobre o retorno das aulas presenciais no espaço físico da escola continua em muitas cidades, deixando pais, educadores e alunos com dúvidas sobre como será esse novo normal na educação.

Uma coisa é certa, para seguir todas as exigências sanitárias será preciso uma boa organização dos colégios e colaboração de toda a comunidade escolar. Assim como já vem acontecendo em outras áreas, será necessário reformular toda a rotina da escola, organizando as atividades em etapas.

Será necessário ter processos estabelecidos para todas as movimentações, como entrada dos alunos, organização nas salas de aula e nos intervalos, saída e transporte. As instituições também terão que repassar todas as instruções para a equipe e familiares de forma clara e antecipada, evitando que dúvidas nesses processos possam gerar aglomerações na escola.

Todos esses procedimentos estruturais deverão ser projetados levando em consideração o aprendizado dos alunos. As regras não poderão atrapalhar o ensino, mas será preciso tempo para que todos se adaptem a esse novo normal. Lembrando que dependendo da faixa etária dos alunos esse processo poderá ser mais lento ou mais rápido.

Ensino além da grade curricular

A pandemia tem trazido muitos aprendizados para todos nós. O novo normal nas escolas não mudará somente os procedimentos de higiene e distanciamento social, mas também impactará nos conteúdos trabalhados com crianças e jovens.

Toda essa experiência vivenciada pelos estudantes trará para a sala de aula temas que vão além da grade curricular e os educadores devem estar preparados para isso. A realidade estará ainda mais presente nas dinâmicas entre professores e alunos, pois a pandemia é um dos momentos mais intensos vividos por essa geração.

Sendo assim, o novo normal também dará espaço para o desenvolvimento das competências socioemocionais, formação cidadã e fortalecimento da consciência da vida em sociedade. Todos esses assuntos fizeram parte da quarentena dos estudantes e deverão ser ainda mais explorados na volta ao espaço físico da escola.

No artigo de hoje, apresentamos algumas reflexões do que esperar do novo normal nas escolas. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, confira também em nosso blog o post que apresenta dicas de como minimizar os impactos do isolamento social nas crianças.

Pin It on Pinterest

Share This