Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

O que avaliar na escolha da escola do filho

nova escola

Chegou a hora de escolher onde seu filho vai estudar e você está perdido diante de tantas opções. Seja certeiro e eleja uma escola que fecha com seus valores

Os pais sempre querem o melhor para seus filhos. É por isso que, na hora de escolher onde eles vão estudar, surge uma série de questionamentos: onde fica, quanto custa, quem são os professores? Todos esses aspectos são importantes, mas não se pode deixar de fora uma questão central: essa instituição defende os mesmos valores que eu defendo na minha casa?

Os espaços escolares dizem muito sobre o lugar. Há parque na escola? Ele fica ao ar livre ou em algum ambiente coberto? No parque, tem areia ou chão emborrachado? Quanto tempo as crianças podem brincar diariamente nesse espaço? À medida que os pais se atentam a esses detalhes, recebem respostas com as quais concordam ou não.

Se uma mãe acha fundamental que a criança brinque livremente todos os dias, vai ser um problema matricular o filho em uma escola que não tem parque, ainda que a coordenadora pedagógica garanta que as crianças brincam todos os dias…

No Colégio Marupiara, em São Paulo, por exemplo, a brincadeira está garantida não só nos momentos de parque das crianças da Educação Infantil como em toda a rotina. Trata-se de uma escola que entende que o brincar é o modo natural de ser criança, em qualquer ambiente. Na escola, a diferença está no brincar compartilhado com outras crianças e mediado pelo professor. Criando espaços e estratégias diferenciadas, oferece-se um ambiente e situações propícias para que se desenvolva o gosto pela investigação do mundo natural e social.

Identificação de valores na escola

No Colégio Marupiara, a educação escolar do aluno é um processo de construção de conhecimento que anda junto com a afetividade. O saber, mesmo em toda sua grandeza, não será completo se desprovido da sensibilidade de como aplicá-lo. A busca do conhecimento só fará sentido se visar ao bem comum, para unir as pessoas e preservar a humanidade.

Tudo isso acontece em mais de 4,4 mil m² de espaço concebido para dar suporte à proposta pedagógica, que valoriza a aprendizagem ativa e o espírito investigativo, criando condições para que o aluno seja autor e ator no processo de aprendizagem (e tudo começa lá na Educação Infantil).

O Marupiara tem ateliê, espaço para eventos, horta e minhocário, laboratório de Ciências e de Informática, pátio, playground, quadras poliesportivas, refeitório e sala de leitura (saiba mais em http://www.marupiara.com.br/infraestrutura). No Colégio, compreende-se que, para contribuir com a formação integral do aprendiz, necessita-se oferecer um ambiente desafiador, que permita o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético.

Quer saber como funciona na prática? Leia mais sobre os projetos do Colégio Marupiara em https://www.marupiara.net/ ou entre em contato com a escola e agende uma visita. Será um prazer recebê-lo.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This