Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Mudou de escola? Prepare seu filho para essa experiência

nova escola

Criar um ambiente amistoso para receber os alunos novos, sejam eles crianças ou adolescentes, é papel da escola. Você ajuda muito acompanhando esse momento da vida de seu filho. Saiba como

Você já deve ter ouvido falar em adaptação escolar. Trata-se de um momento em que a escola se prepara para receber alunos novos. Muito comum para as crianças que passam do convívio integral com a família para o seu segundo ambiente social: a escola. As instituições, inclusive, têm processos bem definidos para trabalhar esse momento.

Algumas fazem um período menor de permanência da criança na escola e vão aumentando gradativamente até sua completa adaptação. Outras solicitam que os pais estejam junto com seus filhos nos primeiros dias de aula até que ela se sinta segura. Independentemente da estratégia, é fato que os alunos mais novos estão mais amparados para esse momento, seja pela escola ou pela família.

Será que o aluno mais velho, aquele da segunda metade do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º…) ou até mesmo do Ensino Médio, têm essa mesma atenção? “Ah, ele não precisa porque já é grande”, certo? Não é bem assim. O ser humano passa grande parte de sua vida se adaptando a novas situações. E a mudança de escola é, sem dúvida, uma delas.

Converse com seu filho

O objetivo da escola deve ser ajudar o aluno a se adaptar à nova rotina, às novas exigências de organização e à postura de estudante que é esperada dele. Por isso, a instituição deve proporcionar momentos de acolhimento. Como fazer isso? É importante deixar claro para a turma de sala de aula que ele é novo ali e, por isso, precisa da ajuda dos novos colegas para coisas bem simples, como saber o caminho do banheiro ou da quadra.

Proporcionar um ambiente amistoso é também o que se espera da escola para que esse aluno se integre não só nas situações de estudo, como também nos momentos de lazer, como os intervalos. Aos pais, cabe essa supervisão. Mais do que saber se o filho está acompanhando o conteúdo, é importante perceber se ele está sendo acolhido na escola.

Converse com ele. Pergunte se ele conheceu alguém novo, o que ele descobriu naquele dia sobre a nova escola e se ele se sentiu constrangido em alguma situação. Se você tiver alguma experiência de troca de escola ao longo de sua vida, é hora de compartilhar esse sentimento com ele. Isso pode fazer com que ele se identifique com você e se sinta mais confortável. O diálogo é a melhor maneira de perceber se ele está se adaptando ao novo ambiente.

Por fim, tenha um pouco de paciência. O fato de ele não ser mais uma criança não o torna pronto para a vida. Lembre-se! É uma situação inédita que ele precisa aprender a lidar. Todos os adultos, frente a essas situações, também se sentem inseguros. Sabe quando você começa a trabalhar em uma nova empresa e não onde fica a máquina de café? Respire e confie nas decisões que você e seu filho tomaram lá atrás quando optaram pela mudança. Em geral, a adaptação de alunos mais velhos na escola dura cerca de uma ou duas semanas. Vai dar tudo certo!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This