Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Motivação: por que ela é importante para o aprendizado dos alunos?

motivar

Quando nos sentimos motivados para realizar algo, seja no âmbito pessoal, profissional ou acadêmico, os desafios encontrados no percurso não acabam com a vontade de seguir em frente. As oportunidades são aproveitadas da melhor forma possível e o desejo de alcançar o seu objetivo não para de crescer.

Esses sentimentos são muito positivos e ajudam as pessoas a terem uma vida mais produtiva e feliz. Trazendo para o mundo educacional, a motivação também é capaz de despertar nos alunos sensações que são importantíssimas para que eles tenham um aprendizado significativo.

Na sequência deste artigo, vamos mostrar como a motivação atua na etapa de ensino-aprendizagem dos alunos e porque a participação da escola e das famílias nesse processo é tão importante. Confira!

A representatividade da motivação nos estudos

Como mencionado no início, quando estamos motivados a fazer algo canalizamos boas energias para a conquista do objetivo. O mesmo vale para os estudos. Quando o aluno se sente motivado para aprender, por mais complexo que seja o conteúdo, ele irá se dedicar e dará o melhor de si nas atividades propostas.

Para analisar a representatividade da motivação nos estudos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) incluiu esse quesito no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Segundo o estudo, os alunos que apresentam menor aptidão em uma determinada área, quando estão motivados, conseguem alcançar seus objetivos e têm mais chances de sucesso do que os estudantes que já tinham maior aptidão no segmento.

A análise mostra que esses resultados positivos acontecem porque o jovem motivado a superar suas dificuldades consegue estabelecer e cumprir metas, além de ser incentivado a cada nova conquista, por exemplo, uma nota alta ou o reconhecimento dos professores e da família.

Saiba como motivar o estudante a dar o melhor de si

Cada estudante tem suas próprias características e necessidades, por isso, motivar toda a turma é um grande desafio para os professores. Sendo assim, o primeiro passo para que a motivação atue positivamente na rotina dos alunos tem a ver com o olhar personalizado que o educador tem sobre cada estudante.

Respeitar o perfil, as crenças, as aptidões e as dificuldades dos alunos é fundamental para que eles encontrem a motivação necessária para impulsionar o seu aprendizado, principalmente em áreas consideradas complexas pelos estudantes.

A família também é uma parte importante desse processo, já que os pais são referência para os filhos e podem ajudá-los a seguir mais motivados nos estudos. Entretanto, vale ressaltar que motivar a criança a estudar mais e a superar as suas dificuldades deve ser algo leve e acolhedor, do contrário poderá gerar uma cobrança desnecessária no aluno.

Quando a motivação é baseada em ser o melhor ou conquistar a maior nota da turma, os efeitos podem ser prejudiciais, pois o estudante ficará pressionado e ansioso, principalmente durante as atividades de avaliação.

Além de respeitar as diferenças de cada aluno, a motivação deve ser focada no esforço e no comprometimento, mostrando ao jovem que mesmo que o resultado não seja o esperado, ele deve seguir dando o melhor de si. Essa postura se refletirá em todas as áreas da vida do estudante, melhorando a sua autoconfiança.

Você conferiu no artigo de hoje como a motivação pode impulsionar o aprendizado dos alunos. Aproveite e veja também em nosso blog o post que aborda a felicidade digital x vida real, mostrando como as redes sociais podem afetar o emocional dos jovens.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This