Calma! Os ganhos nessa mudança de rotina e de ambiente são favoráveis para a formação do ser humano. Conviver com crianças maiores e adolescentes vai ser enriquecedor
Quando ele ainda era um bebê, você não podia nem pensar em deixá-lo em uma escola grande, não é? O bom mesmo era que a instituição se parecesse com o quintal da casa de uma avó (só um parêntese: poucas avós, hoje em dia, têm quintal, mas esse é o retrato que faz parte de um inconsciente coletivo, certo?). O fato é que o pequeno cresceu e, agora, você está convicto de que ele precisa conhecer mais crianças, ter mais espaço e novos professores.
Por isso, nessa transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, você decidiu mudar ele de escola e o colocou em uma que tem até o Ensino Médio. Belíssima escolha. A interação entre os alunos colabora para aprendizagens que são significativas para todos. Por meio do convívio, os estudantes trocam conhecimentos, aprendem a se relacionar entre si e constroem valores, como cooperação, solidariedade e respeito.
Dessa maneira, a criança, paulatinamente irá fortalecendo sua autoestima e, pelo reconhecimento de suas possibilidades, saberá criar, decidir e se relacionar com as pessoas, desenvolvendo também uma capacidade primordial nos dias de hoje: saber encontrar e utilizar a informação.
Boas interações entre idades
Fique atento se a nova escola do seu filho promove boas interações entre as diferentes faixas etárias. É simples de observar: a escola desenvolve projetos em que as produções (apresentações, seminários e exposições) são compartilhadas com toda a escola? Essa é uma maneira de os alunos compartilharem o que estão estudando. Além disso, os colegas de uma série podem colaborar com os de outra também durante o processo, em vez de ter contato apenas com o produto final.
Mas será que os maiores vão respeitar o meu filho? Sim, claro que sim! O que acontece na escola não é diferente do que ocorre em outros ambientes sociais. Em geral, os pequenos são admirados pelos maiores (e vice-versa) e, inclusive, são cuidados por eles. Mas fique tranquilo porque, em geral, os espaços e até mesmo os horários de lanche são diferentes entre os pequenos e os grandes. Além disso, todas as interações entre idades serão mediadas por professores e seus auxiliares.
Confie na sua escolha e um bom ano escolar para você e para seu pequeno!