Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Mês do Meio Ambiente: dicas de como engajar as crianças em práticas sustentáveis

mes do meio ambiente

Em 05 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Em 2021, o tema central do Mês do Meio Ambiente é a restauração dos ecossistemas.

A formação integral do aluno envolve uma série de aprendizados que vão além dos muros da escola. O cuidado com o meio ambiente, por exemplo, é um uma prática que deve ser inserida nas aulas dos estudantes desde os primeiros anos da Educação Infantil.

Mesmo sendo uma abordagem que tem relação direta com várias componentes curriculares, é fundamental que os professores tragam para as aulas atividades e ações práticas que mostram a importância de cada um de nós assumir o nosso papel em prol dos cuidados com o meio ambiente.

Na sequência deste artigo, reunimos algumas dicas de como engajar as crianças em ações sustentáveis, formando cidadãos conscientes. Não perca!

Água, o nosso recurso mais precioso

A água é um recurso extremamente precioso para os seres vivos, mas o uso inconsciente é preocupante e já traz impactos negativos para a sociedade atual. Por isso, é importante que as crianças desde bem pequenas aprendam que a água é fundamental para a vida, mas é um recurso finito e que o desperdício pode comprometer o futuro de todos.

Como estão em fase de desenvolvimento, as crianças aprendem muito rápido os hábitos que são ensinados. Sendo assim, pequenos exemplos no dia a dia podem fazer bastante diferença, como fechar a torneira ao escovar os dentes e tomar banhos mais rápidos. Ao vivenciar essas práticas na escola e em casa, os pequenos já criam uma mentalidade muito mais focada nos cuidados com o meio ambiente.

Economizar energia elétrica é uma missão para todos

Outro tema que ajuda a engajar as crianças em práticas sustentáveis tem a ver com a economia de energia elétrica. Os pequenos têm o hábito de ligar uma série de aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo e deixá-los lá enquanto se distraem com outras coisas. Ligar a luz em um cômodo e não apagar quando sai do local também é uma atitude muito comum entre crianças e jovens.

Sempre que possível, faça um alerta para esses comportamentos. Diga o quão importante é economizarmos energia elétrica, uma postura que não interfere apenas no bolso da família, mas que pode impactar o futuro de todos. Mais uma vez, esse engajamento se estabelece por meio do diálogo e do exemplo.

Reciclagem divertida

Uma maneira bastante interessante de engajar as crianças em práticas sustentáveis é por meio da reciclagem. De uma forma divertida, é possível mostrar para os pequenos que itens que seriam descartados no lixo podem ganhar vida e se tornar brinquedos e objetos bem úteis.

Criar uma espécie de oficina de reciclagem ajuda a conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância dessa ação, além de estimular a criatividade e a coordenação motora. Na própria internet, é possível encontrar dicas de como reaproveitar esses materiais, trazendo a sustentabilidade para a vida dos alunos.

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como engajar as crianças em práticas voltadas para o cuidado com o meio ambiente. Se você gostou e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This