Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Meio ambiente: como envolver os alunos em ações de conscientização?

natureza

A meta de formar os cidadãos do mundo exige que as escolas tenham um olhar amplo sobre os conteúdos e atitudes que são compartilhados diariamente com os alunos, dando-lhes uma visão integral de todos os desafios, direitos e deveres que encontrarão nas suas caminhadas rumo à vida adulta.

Um dos pontos que deve ser trabalhado com bastante dedicação com os alunos a partir da Educação Infantil é o meio ambiente. No século XXI, as questões ambientais ganharam uma proporção importante com foco na conscientização da população sobre os recursos finitos e preservação da natureza.

Os alunos que hoje estão em fase escolar representam o futuro do nosso planeta, por isso, precisam ter uma base sólida sobre a importância do meio ambiente para a continuidade da vida. Para que essa conscientização seja despertada ainda na infância, as instituições de ensino devem trabalhar teoria e prática em ações que envolvam os alunos e façam com que os conhecimentos ultrapassem os muros da escola.

A seguir, listamos algumas atividades relacionadas aos cuidados com o meio ambiente que farão toda a diferença na rotina e na formação dos estudantes. Não perca!

Conhecendo o poder da natureza in loco

Para as crianças e jovens, é muito mais fácil internalizar os conteúdos quando o ensino envolve teoria e prática. Por isso, organizar estudos do meio com foco na natureza e seu poder são ótimas ações para trabalhar a consciência ambiental com os alunos.

Trilhas em meio à natureza, passeios em parques e visitas às nascentes de rios são alguns exemplos de como unir o conhecimento adquirido em sala de aula com uma experiência in loco que ficará na memória dos estudantes. Todas essas ações devem ser guiadas pelos professores, que também devem estimular o olhar investigativo dos alunos, a fim de que eles possam aproveitar essas saídas para fazer novas descobertas e confirmação de hipóteses.

Cuidando do meio ambiente a partir de ações realizadas dentro do colégio

Além dos estudos do meio, há uma série de outras ações que unem teoria e prática e ajudam a conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Para que esse tema seja vivenciado diariamente pelos estudantes, a dica é incluir algumas ações na rotina escolar.

Trocar os copos descartáveis por permanentes ou reutilizáveis, bem como implantar práticas para reduzir o consumo de energia elétrica na escola, são exemplos de iniciativas que ajudam a demonstrar o quão importante é começarmos a fazer mudanças em nossos hábitos em prol do planeta.

Mão na terra

Quanto mais o meio ambiente fizer parte do cotidiano das crianças e jovens de forma clara, maior será o cuidado que esses alunos terão com a natureza. Sendo assim, criar atividades em que os estudantes possam colocar a mão na terra, como uma horta comunitária no jardim do colégio, onde todos possam plantar e acompanhar a evolução das mudas, é apenas um exemplo do que pode ser feito para conscientizar os alunos desde a infância.

Reunimos no artigo de hoje algumas práticas que ajudam a envolver os alunos em questões ligadas ao meio ambiente, formando cidadãos engajados e conscientes sobre o seu papel na sociedade. Para continuar por dentro de assuntos ligados a educação, acompanhe o nosso blog e confira artigos como o que aborda os desafios da alfabetização na Era Digital.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This