Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Maneiras de incentivar os jovens a manterem uma rotina ativa de estudos

organização

Os jovens costumam ter uma rotina bastante dinâmica, que contempla escola, atividades extracurriculares, passeios com os amigos, estudo em casa e, claro, os momentos de descanso. Diante de tantas tarefas e compromissos, manter um bom desempenho nos estudos é um dos principais desafios dos adolescentes.

Para ter uma rotina ativa de estudos pós-escola, é preciso muita dedicação e organização do jovem. Se o seu filho vem apresentando dificuldades para gerenciar as inúmeras tarefas diárias, principalmente a rotina de estudos, fique tranquilo, pois há formas eficazes de incentivar os jovens. A seguir, listamos dicas de como os pais podem estimular os filhos a darem o melhor de si nos estudos. Confira!

Faça um plano de estudos com o seu filho

Muitas vezes, o jovem deixa de cumprir a sua rotina de estudo em casa por falta de organização. Com tantas tarefas para serem realizadas, é preciso saber gerir bem o tempo e ter tudo planejado. Por isso, para ajudar o seu filho a ser mais produtivo a dica é montar junto com o jovem um plano de estudo.

O primeiro passo é listar todas as matérias que devem entrar no plano. Depois, estabeleça a quantidade de horas que o jovem terá que se dedicar aos estudos. Em seguida, o próprio adolescente pode priorizar as disciplinas que ele precisa dar mais atenção. Feito isso, é interessante fechar o planejamento com metas a serem cumpridas a curto prazo, como realizar exercícios extras, ler livros relacionados às disciplinas ou fazer simulados preparatórios para os vestibulares (no caso de jovens que estão no Ensino Médio).

Organize um espaço para o jovem estudar

Estudar na cozinha, na sala, vendo TV ou mexendo no celular não são formas eficazes de manter a concentração em um momento tão importante. Por isso, uma maneira de incentivar o jovem a manter uma rotina de estudos ativa é organizando um espaço em casa para ele se dedicar exclusivamente a essa atividade.

Não é preciso mudar muita coisa. O mais importante é ter um local confortável e tranquilo para o jovem manter a concentração. Então, ambientes com muitas pessoas e diversos aparelhos ligados não é uma boa escolha. Também é interessante que o local seja iluminado, garantindo que a leitura e a escrita fluam bem, sem deixar o estudante com sono.

Destaque as aplicações práticas do que o seu filho aprende

É comum ouvir os jovens dizendo que muitos dos conteúdos trabalhados em sala de aula não são utilizados no dia a dia. Essa ideia acaba desmotivando o jovem, principalmente nos estudos em casa. Por isso, os pais podem incentivar o adolescente mostrando para ele as aplicações práticas do que ele está estudando.

Para isso, é preciso acompanhar de perto a vida escolar do filho e saber os conteúdos que ele está aprendendo. Depois, apresente para o jovem exemplos do dia a dia que mostram a importância desse aprendizado. Se o adolescente não gosta muito de matemática, mostre para ele que em quase todas as atividades diárias a matemática se aplica, desde a compra do lanche na escola até o cálculo dos ingredientes de uma receita. Quando o aluno percebe a relevância do tema, ele acaba se engajando mais nos estudos.

Reunimos no artigo de hoje algumas dicas que irão incentivar os jovens a manterem uma rotina ativa de estudos. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação de crianças e jovens, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This