Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Livros e filmes para entreter as crianças na quarentena

filmes e livros

Famílias em todo o Brasil estão passando muito mais tempo em casa desde o início da quarentena em virtude da pandemia do novo coronavírus. A mudança repentina na rotina de pais e filhos vem exigindo muita criatividade e empenho para que esse período seja tranquilo, produtivo e repleto de aprendizados.

Mas, entre uma atividade e outra, é importante que a família tenha alguns aliados para entreter as crianças na quarentena. Os livros e os filmes adequados à faixa etária dos filhos podem ajudar os pais nesse processo, além de contribuírem para o repertório cultural dos pequenos.

Para ajudar os pais nessa missão, reunimos na sequência deste artigo algumas dicas de livros e filmes para entreter as crianças na quarentena. Confira!

Dicas de livros para a quarentena

A Casa

Já que a quarentena é um momento de ficar em casa, nada melhor do que as crianças lerem um livro que aborda justamente esse tema. O livro A Casa, com texto de Vinícius de Moraes e ilustrações de Silvana Rando, apresenta um clássico da Música Popular Brasileira, que pode ser apresentado aos pequenos em forma de conto ou música, proporcionando uma aproximação dos ritmos, sons e compassos.

Respira

O livro Respira de Inês Castel-Branco aborda dois movimentos tão simples e ao mesmo tempo vitais: inspirar e expirar. A obra desperta a atenção das crianças para esses atos simples que tanto influenciam na nossa saúde e qualidade de vida. Dentre os ensinamentos, o livro fala sobre a importância de respirar de forma pausada, ritmada e consciente para acalmar os momentos de estresse como o que estamos passando na quarentena.

O Menino e o Celular

O livro do autor Paulo Henrique apresenta aos pequenos lições importantes para a fase de desenvolvimento infantil. A obra conta a história de Lucas, um menino que é criticado pelos colegas por não ter um celular de última geração. Por abordar um tema tão atual, a fábula O Menino e o Celular é uma ótima indicação nesse momento de pandemia.

Diversão em Casa

Com tempo livre em casa, é comum as crianças buscarem formas de se divertir e o livro Diversão em Casa traduzido pela autora Aline Coelho apresenta dicas de atividades diárias que os pequenos podem fazer junto com os adultos, de forma lúdica e focando no brincar.

Filmes para animar os pequenos durante o isolamento social

Divertida Mente

Um dos filmes que podem agitar a quarentena das crianças é o Divertida Mente. O tema central do filme são as emoções que sentimos diariamente. Riley passa por uma série de sentimentos ao se mudar com a família para o outro lado do país, e nos faz refletir sobre essas situações.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Os clássicos também devem fazer parte da quarentena das crianças, então, o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate é uma ótima indicação. Além de ser uma aventura saborosa, o filme também traz lições importantes para todos.

Aladdin

Um dos grandes clássicos da Disney ganhou uma versão mais moderna em 2019 e é uma boa opção para as crianças nesses dias em casa. A história do homem que encontra uma lâmpada mágica e pode realizar três desejos é sempre interessante e mágica, ótima para aliviar a tensão do isolamento social.

Detona Ralph

Outra dica de filme para a quarentena conta a história de uma amizade bem improvável entre o vilão de fliperama Ralph e Vanellope, uma jovem que sonha em se tornar uma grande pilota de corrida de carros. Com paciência e empatia, os dois se unem para vencerem juntos uma corrida.

Você conferiu no artigo de hoje dicas de livros e filmes para entreter as crianças na quarentena. Veja também em nosso blog o post que mostra como conciliar trabalho, filhos e ensino à distância durante a pandemia.

Pin It on Pinterest

Share This