Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Jogos simbólicos: veja como eles ajudam na formação social das crianças

brincadeira

O ato de brincar faz parte da vida das crianças e é uma das formas mais eficazes de desenvolver habilidades físicas e cognitivas. Os jogos simbólicos representam uma modalidade de brincadeiras bem direcionadas, capazes de fazer com que a criança reviva situações cotidianas que possibilitam a compreensão, a reflexão e a reorganização das suas estruturas mentais.

Na Educação Infantil, os jogos simbólicos têm um papel bastante estratégico, pois ajudam na formação social das crianças e contribuem para que o processo de ensino-aprendizagem transcorra de forma natural, promovendo a internalização dos conteúdos trabalhados.

Para conhecer um pouco mais sobre o que é e como funcionam os jogos simbólicos para a educação das crianças, reunimos na sequência deste artigo algumas informações relevantes sobre o tema. Confira!

O que são jogos simbólicos?

Conhecido como brincadeiras de “faz de conta”, os jogos simbólicos representam uma das ferramentas mais eficazes para o processo de ensino-aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Ações como recriar a história de um livro ou montar um roteiro próprio, brincar de casinha ou de detetive, sempre colocando os alunos como personagens ativos dessa atividade, representam o que chamamos de jogos simbólicos.

Atividades como essas trabalham o estudante de uma forma integral, envolvendo desde a representação corporal até a reflexão gerada pelos sentimentos que o personagem deve demonstrar durante a apresentação.

Os jogos simbólicos são importantes para que a criança brinque sem se distanciar da sua realidade, já que boa parte dos assuntos abordados estão presentes no dia a dia. Quando bem guiadas, essas atividades ajudam a desenvolver o pensamento, a imaginação e a inserção social dos alunos com autonomia e criatividade.

Como essas atividades ajudam na formação social dos alunos?

Vimos que os jogos simbólicos são estratégias utilizadas na Educação Infantil para incentivar o desenvolvimento das crianças, promovendo um momento único para exercitar a imaginação, a capacidade de criar e de fantasiar situações do cotidiano de uma maneira lúdica.

Essas atividades são importantes para a formação social das crianças, já que dá espaço para que os pequenos expressem em brincadeiras de faz de conta insatisfações ou sentimentos que, muitas vezes, os incomodam na vida real.

Além disso, durante os jogos simbólicos as crianças têm a chance de transitar por diferentes papéis sociais, o que gera empatia e entendimento. No futuro, esses pequenos alunos estarão melhor preparados  para circular e conviver bem em sociedade.

Você conferiu no artigo de hoje a importância do trabalho com jogos simbólicos na Educação Infantil para a formação social das crianças. Aproveite e confira também em nosso blog o post que mostra os benefícios do acompanhamento psicopedagógico na escola.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This