Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Isolamento social e internet: como equilibrar jogos online e o uso das redes sociais em casa?

isolamento social

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus vem mudando completamente a rotina de pais e filhos. Atividades antes realizadas presencialmente, como aulas, reuniões e práticas esportivas, tiveram que migrar para o universo online. As crianças e os jovens já estão bem familiarizados com os recursos tecnológicos, então, o processo de adaptação para o uso dessas ferramentas no estudo, por exemplo, não foi algo complexo.

Mas, uma situação que está preocupando os pais é o tempo que os filhos estão passando conectados durante a quarentena. Jogos online e redes sociais lideram a preferência das crianças e adolescentes nessa fase de isolamento social.

Entretanto, o uso excessivo desses recursos pode ser prejudicial para os filhos. Ao passar boa parte do dia conectados, eles deixam de realizar atividades físicas, se alimentam menos ou com menor qualidade, diminuem a concentração em atividades fora do mundo online, entre outras questões que merecem uma atenção especial dos pais.

Se as redes sociais e os jogos online estão sendo utilizados em excesso em sua casa, confira a seguir algumas dicas de como equilibrar o uso da internet, garantindo que o isolamento social seja um período saudável e produtivo para os filhos.

Entenda a importância do equilíbrio na utilização de recursos tecnológicos

Como mencionamos no início, o uso excessivo da internet pode interferir negativamente na rotina das crianças e jovens, por isso, reorganizar as atividades em casa durante o isolamento social é fundamental.

Segundo a pediatra do Hospital Sírio Libanês, Flávia Nassif, em entrevista à Revista Crescer, quando usados de forma excessiva os dispositivos digitais podem causar problemas, como:

  • Afetar o sono, por causa da luminosidade que interfere na produção da melatonina;
  • Atrapalhar a alimentação adequada;
  • Prejudicar a audição;
  • Provocar dor nas costas ou ombro devido a permanência em uma mesma posição durante muito tempo;
  • Gerar distúrbios visuais.

São muitos os impactos que o uso excessivo dos jogos online e das redes sociais podem causar nos filhos. Por mais que a internet seja uma das principais distrações durante o isolamento social, é preciso manter o equilíbrio. No tópico a seguir, listamos dicas para ajudar os pais nesse desafio.

Saiba como equilibrar a rotina dos filhos para reduzir o uso da internet durante o isolamento social

A quarentena é um período totalmente novo para todos e formular uma rotina mais ativa e fora dos meios digitais é um desafio para as famílias, afinal estudo, trabalho e lazer são atividades que estão sendo realizadas à distância.

Mas, com planejamento é possível estabelecer uma rotina mais saudável para os filhos, contemplando os recursos tecnológicos e também as atividades do “mundo real”.

Dias temáticos em família

Na quarentena, é comum que todos os dias pareçam iguais. As mesmas tarefas, no mesmo lugar. Mas, para quebrar a rotina e despertar o interesse dos filhos, é interessante criar dias temáticos. Por exemplo, em um fim de semana a família pode fazer o dia do pijama. No outro, a noite da pizza e assim por diante. Pense em temas que todos possam gostar e envolva os filhos na organização dessas atividades. Assim os jovens terão menos tempo livre para utilizar a internet.

Crie combinados para o uso dos dispositivos em casa

Além de projetar atividades fora do mundo digital, é importante que durante a fase de isolamento social os pais estipulem combinados com os filhos. Definir horários específicos para os jogos online e redes sociais é uma boa alternativa para que as crianças e jovens evitem o uso excessivo desses recursos durante a quarentena. Lembrando que é importante os pais serem exemplo, não ficando boa parte do dia com o smartphone nas mãos.

Você conferiu no artigo de hoje dicas de como ajudar os filhos a terem uma rotina equilibrada nessa fase de isolamento social, utilizando a internet de forma adequada. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à educação em tempos de pandemia, confira em nosso blog o post que reúne ferramentas indicadas para otimizar as aulas online.

Pin It on Pinterest

Share This